Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#1989
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
    Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano - junto com toda a energia, mão de obra, água e produtos químicos envolvidos em sua produção e descarte. O Brasil tem 3,4 milhões de brasileiros que estão em situação de insegurança alimentar, o que representa 1,7% da população. Segundo relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), de 2013, 805 milhões de pessoas, ou seja, 1 em cada 9 sofre de fome no mundo.
Disponível em: www.bancodealimentos.org.br. Acesso em: 30 maio 2016 (adaptado).
TEXTO II
O desperdício de alimentos no Brasil chega a 40 mil toneladas por dia, segundo pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Anualmente, a quantia acumulada é suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de pessoas diariamente.
Disponível em: www.redebrasilatual.com.br. Acesso em: 30 de maio 2016.
TEXTO III
Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil.png
Disponível em: http://infograficos.oglobo.globo.com. Acesso em: 24jun. 2016.
TEXTO IV
O desperdício de alimentos nas sociedades ricas resulta de uma combinação entre o comportamento do consumidor e a falta de comunicação ao longo da cadeia de abastecimento. Os consumidores não conseguem planejar suas compras de forma eficaz e, por isso, compram em excesso ou exageram no cumprimento das datas de validade dos produtos. Por outro lado, os padrões estéticos e de qualidade levam os distribuidores a rejeitar grandes quantidades de alimentos perfeitamente comestíveis. Nos países em desenvolvimento, as grandes perdas pós-colheita, ainda na fase inicial da cadeia alimentar, são o principal problema.
Disponível em: www.onuverde.org.br. Acesso em: 30 maio 2016.

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por Adam7177
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94328
Para falar sobre o desperdício alimentar é preciso dissertar sobre a sociedade de consumo. Atualmente produzimos mais do que a nossa necessidade por feitos dessa cultura de consumismo e a falta de consciência nos produtores dos impactos desse desperdício no meio ambiente e principalmente na fome de milhões de brasileiros que podia ser saciada.
O Brasil é um dos países que mais produz alimentos no mundo, mas também está no índice entre os maiores em desperdício alimentar por falta conhecimento do povo das consequências de tal ato e por um pensamento de que "quanto mais, melhor". Um dos fatores que poderiam ajudar na diminuição do desperdício seria a conscientização da população por campanhas que falariam dos impactos não só no bolso delas, mas também na fome e no meio ambiente. Com um posicionamento do governo brasileiro sobre isso, teria mais influência sobre as pessoas.
Esse passo ainda muito importante não deveria vir só da população mas também dos produtores agrícolas e da pecuária, sabendo que 10% do desperdício é só feito na colheita e mais 50% no transporte e manuseio que é de forma feita com desleixo e sem supervisão. Com tanto desperdício é comprovado que se o desperdício diminuir a fome diminui e é possível que o Brasil saia do mapa da fome outra vez.
0
Avatar do usuário
Por EuzebioJr
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#104283
Em pleno século XXI encontramos com o agravamento de desperdícios de alimentos. Esse problema acontece pelo fato de falta de discernimento da sociedade ou pela falta de reutilização dos alimentos. Nessa perspectiva, cabe analizar os fatores que têm agravado a problema do desperdício de alimentos no Brasil.
Frequentemente, toneladas e mais toneladas de alimentos são desperdiçados pelos brasileiros, isso ocorre pela falta de compreensão dos indivíduos que não utilizam todo o alimento como deveria ser ultilizado.
Sobre o mesmo ponto de vista, por falta de conhecimento grande parte da população não sabe reutilizar o seu alimento, tanto por meio da utilização dele como adubo orgânico para ser utilizado em plantas
Sendo assim, cabe que a União juntamente com a sociedade crie campanhas para incentivar os indivíduos utilizarem os retos de alimentos para a criação de adubo. Com essa medida, o número de alimentos desperdiçados no território brasileiro irá cair, melhorando assim o ambiente natural, social e econômico do país
0
Avatar do usuário
Por anabeat987
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#108785
Sem desperdício e todos do país alimentados, uma simples necessidade básica, que não vem sendo colocada em prática. O desperdício de alimento no Brasil é algo que não vem diminuindo ao longo do tempo e com a falta de consciência da população, muitas pessoas, continuaram passando fome. A alimentação não é mais algo que todos precisam e sim uma forma de lucrar financeiramente.

Em primeira análise, boa parte das indústrias alimentícias, não fazem questão apenas de servirem alimentos para a população de forma justa. A princípio se interessam apenas no modo em que irão distribuir uma quantidade exagerada de alimento para aqueles que o retornaram em uma quantidade generosa de lucros financeiros. Tendo em mente que grande parte da população não tem condições, para comprar nem a alimentação básica, os comerciantes preferem jogar no lixo comidas prestes a vencer, ao invés de doar ou colocar um preço insignificante.

Além disso, a falta de conhecimento da sociedade Brasileira, relacionada ao desperdício, boa parte não tem em mente, que ao invés de fazerem compras excessivas, sabendo que serão jogadas no lixo, diminuam na quantidade ou apenas faça uma doação de comidas na data de validade, para aqueles que realmente não conseguem se alimentar de forma alguma, assim já eliminando dois problemas.

Portanto, é indispensável intervir sobre o problema, relacionado a falta de informação da sociedade ao assunto. Para isso, a mídia em geral deve criar um programa por meio de pesquisas com especialistas no assunto, com o intuito de atualizar a mentalidade social, sobre o grande desperdício exagerado de alimentos ao mesmo tempo que existem pessoas com a falta. Tal ação, pode ainda ser compartilhada por grandes perfis nas redes sociais para atingir mais pessoas. Paralelamente, é necessário intervir sobre a ganância relacionada às necessidades básicas.
0
Preconceito linguística

Segundo a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, o […]

Combate ao Uso

tecnologias digitais. Na obra, é retratado a persp[…]

A novela "Travessia" retrata os impactos[…]

A novela "Travessia" retrata os impactos[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.