Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#1988
INSTRUÇÕES:
  • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
    Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
TEXTO I
Ascendendo à condição de trabalhador livre, antes ou depois da abolição, o negro se via jungido a novas formas de exploração que, embora melhores que a escravidão, só lhe permitiam integrar-se na sociedade e no mundo cultural, que se tornaram seus, na condição de um subproletariado compelido ao exercício de seu antigo papel, que continuava sendo principalmente o de animal de serviço. […] As taxas de analfabetismo, de criminalidade e de mortalidade dos negros são, por isso, as mais elevadas, refletindo o fracasso da sociedade brasileira em cumprir, na prática, seu ideal professado de uma democracia racial que integrasse o negro na condição de cidadão indiferenciado dos demais.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1995 (fragmento)
TEXTO II
LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989
Define os crimes de resultantes de preconceito de raça ou de cor
Art 1º – Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminalização ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Disponível em www.planalto.gov.br. Acesso em 25 de maio de 2016 (fragmento)
TEXTO III
Caminhos para combater o racismo no Brasil.png
Disponível em www12.senado.leg.br. Acesso 25 maio 2016
TEXTO IV
O que são ações afirmativas

Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos.
Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos. As ações afirmativas podem ser de três tipos: com o objetivo de reverter a representação negativa; para promover igualdade de oportunidades; e para combater o preconceito e o racismo.
Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade que as ações afirmativas são constitucionais e políticas essenciais para a redução de desigualdades e discriminações existentes no país
No Brasil, as ações afirmativas integram uma agenda de combate à herança histórica de escravidão, segregação racial e racismo contra a população negra.
Disponível em www.seppir.gov.br. Acesso em 25 de maio de 2016 (fragmento)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "CAMINHOS PARA COMBATER O RACISMO NO BRASIL", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por luisinha
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73156
É de conhecimento geral que o período colonial brasileiro foi caracterizado pela exploração de terras e da força de trabalho escravizada, gerando heranças coloniais que perpetuam na atualidade, tal como o racismo estrutural, afirma o estudioso Sílvio Almeida. Tal transtorno é responsável pela dificuldade de estabelecer políticas públicas efetivas contra o racismo, prática enraizada na sociedade brasileira por dois fatores que convém analisar, a ausência de negros em espaços de poder e a desvalorização de produções negras.
Em primeira análise, observa-se que combater o racismo é uma tarefa difícil de ser realizada em detrimento da ausência de pessoas negras em espaços de decisão, fato ocasionado pela fragilidade de acesso, dessa parcela da população, em instituições de educação superior. Desta forma, Djamila Ribeiro aponta, em seu livro "Pequeno Manual Antirracista", que os estereótipos criados pela branquitude condenam as pessoas negras a ocuparem apenas postos de trabalho desvalorizados. A partir do mesmo ponto, uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdades, apontou que apenas 1% dos advogados no Brasil são negros. Portanto, até que pessoas negras não ocupem espaços de poder, é impossível diminuir o racismo no Brasil.
Em segunda análise, torna-se evidente que a desvalorização de produções de autores negros dificulta o combate ao racismo, pois é ocasionada pela mídia conservadora brasileira. Deste modo, a filósofa Djamila Ribeiro também afirma que tal processo contribui para o apagamento da cultura negra, acontecimento exemplificado do Abdias Nascimento no livro "O Genocídio do Negro Brasileiro", no qual o autor apresenta que tal fato é ocasionado pela cultura do apagamento. De tal maneira, as mídias conservadoras contribuem para a consolidação do racismo, que impedem a propagação de produções negras, impedindo o combate às práticas racistas no país.
Portanto, os fatores mencionados são opostos ao combate ao racismo. De tal forma, é dever do Ministério da Educação, aumentar a presença negra em universidades públicas, por meio do aumento de cotas para essa parcela da população e da implementação de autores negros nas matrizes dos cursos de especialização, com inclusão igualitária para todos os componentes disciplinares, para assim combates as práticas racistas e corromper a estrutura preconceituosa herdada pelo colonialismo brasileiro.
0
Avatar do usuário
Por luisinha
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73158
@Gi69 @Willa @enock @Dante Será que vocês poderiam dar uma olhada na minha redação?? Agradeço desde já ❤
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#74028
Olá! Espero que esteja bem!💖

💡》Correção modelo Enem

🤸‍♀️Ressalto que não sou especialista e ainda estou na fase de aprendizagem.

✅CORRETO

❌ERRO/DESNECESSÁRIO

📝CORREÇÃO DO ERRO

🧐OPINIÃO

😉DICA

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
É de conhecimento geral que o período 📝[Período Colonial]colonial brasileiro foi caracterizado pela exploração de terras e da força de trabalho escravizada, gerando heranças coloniais que perpetuam na atualidade, tal como o racismo estrutural, 📝[como] afirma o estudioso Sílvio Almeida. Tal transtorno é responsável pela dificuldade de estabelecer políticas públicas efetivas contra o racismo, prática enraizada na sociedade brasileira por dois fatores que convém analisar, 😉[USE DOIS PONTOS] a ausência de negros em espaços de poder e a desvalorização de produções negras.

✅CONTEXTUALIZAÇÃO
✅TESE
✅ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO

🧐MUITO BEM.

✍🏽✍🏽D1✍🏽✍🏽
✅[TÓPICO FRASAL] Em primeira análise, observa-se que combater o racismo é uma tarefa difícil de ser realizada em detrimento da ausência de pessoas negras em espaços de decisão, fato ocasionado pela fragilidade de acesso, dessa parcela da população, em instituições de educação superior. ✅REPERTÓRIO Desta forma, Djamila Ribeiro aponta, em seu livro "Pequeno Manual Antirracista", que os estereótipos criados pela branquitude condenam as pessoas negras a ocuparem apenas postos de trabalho desvalorizados. A partir do mesmo ponto, uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdades, apontou que apenas 1% dos advogados no Brasil são negros. ✅FINALIZAÇÃO Portanto, até que pessoas negras ❌não ❌ ocupem espaços de poder, é impossível diminuir o racismo no Brasil.

✅TÓPICO FRASAL
✅REPERTÓRIO
ARGUMENTAÇÃO: DEIXOU UM POUCO A DESEJAR. DEPOIS OU ANTES DO REPERTÓRIO APROFUNDE A CAUSA APRESENTADA NO TÓPICO FRASAL.
✅FINALIZAÇÃO

🧐BOOM!

✍🏽✍🏽D2✍🏽✍🏽
✅TÓPICO FRASAL segunda análise, torna-se evidente que a desvalorização de produções de autores negros dificulta o combate ao racismo, pois é ocasionada pela mídia conservadora brasileira. ✅REPERTÓRIO Deste modo, a filósofa Djamila Ribeiro também afirma que tal processo contribui para o apagamento da cultura negra, acontecimento exemplificado ❌do❌ 📝[por] Abdias Nascimento no livro "O Genocídio do Negro Brasileiro", no qual o autor ❌apresenta ❌📝[afirma]que tal fato é ocasionado pela cultura do apagamento. [O QUE É A CULTURA DO APAGAMENTO?] ✅APROFUNDAMENTO/ARGUMENTAÇÃO De tal maneira, as mídias conservadoras contribuem para a consolidação do racismo, que impedem a propagação de produções negras, ✅[FINALIZAÇÃO]impedindo o combate às práticas racistas no país.

✅TÓPICO FRASAL
✅REPERTÓRIO
✅ARGUMENTAÇÃO
✅FINALIZAÇÃO

🧐ÓTIMO

✍🏽✍🏽CONCLUSÃO✍🏽✍🏽
NÃO REPITA CONECTIVOS!
Portanto, os fatores mencionados são opostos ao combate ao racismo. De tal forma, é dever do Ministério da Educação, aumentar a presença negra em universidades públicas, por meio do aumento de cotas para essa parcela da população e da implementação de autores negros nas matrizes dos cursos de especialização, com inclusão igualitária para todos os componentes disciplinares, para📝 [que][,] assim[,] ❌combates❌ as práticas racistas [sejam combatidas] e ❌corromper❌ a estrutura preconceituosa herdada pelo colonialismo brasileiro [seja erradicada] .

✅AGENTE
✅AÇÃO
✅MEIO
✅FINALIDADE
❌DETALHAMENTO: DETALHE ALGO COMO O AGENTE. PARA ISSO PERGUNTE-SE PELO QUE ELE É RESPONSÁVEL.

Espero ter ajudado, bjs.

Nota:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4:180
C5:160

*NÃO SOU BOA EM PONTUAR*

BONS ESTUDOS!🥰😘
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#74029
@luisinha, correção acima 😃
1

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.