Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79853
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
  • apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

O uso de tabaco mata mais de sete milhões de pessoas a cada ano e custa a famílias e governos mais de US$ 1,4 trilhão por meio de despesas de saúde e perda de produtividade.

“O tabaco nos ameaça a todos”, diz a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. “O tabaco exacerba a pobreza, reduz a produtividade econômica, afeta negativamente a escolha de alimentos consumidos pelas famílias e polui o ar interior”.

De acordo com ela, “ao se adotarem medidas firmes de controle do tabagismo, os governos podem proteger o futuro de seus países, protegendo toda a população, independente de consumirem ou não, esses produtos mortais. Além disso, são geradas receitas para financiar a saúde e outros serviços sociais, bem como evitados os estragos que o tabaco causa no meio ambiente”.

Todos os países se comprometeram com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza. Entre os principais elementos dessa agenda estão a implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco e, até 2030, redução em um terço o número de morte prematuras causadas por doenças não transmissíveis (DNTs), incluindo doenças cardíacas e pulmonares, câncer e diabetes, para as quais o uso de tabaco é um fator de risco chave. TEXTO II
Caminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira.png

TEXTO III
Caminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira2.jpg

PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por nyna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#89000
No filme "Requiém para um sonho", o cotidiano conturbado de jovens dependentes químicos é abordado, trazendo à tona um cenário de escassez nos âmbitos familiar e profissional. De maneira análoga, na sociedade brasileira contemporânea, o tabagismo mostra-se agente corrosivo das relações humanas, agindo especialmente em razão da forte incidência de problemas de saúde mental entre a população, os quais são responsáveis pela criação de um cenário de imensa fragilidade, também corroborando para a ausência do desenvolvimento pleno do ser. Nesse sentido, faz-se urgente a intervenção dos órgãos públicos responsáveis a fim de amenizar tal preocupante panorama.
Em primeira análise, fica nítida a presença dos problemas de ordem psíquica como causa principal do uso de drogas. Exemplo disso é o elenco protagonista da série "Euphoria", cujo quadro de doenças da mente, tais quais transtorno obsessivo compulsivo, ansiedade e síndrome do pânico, torna propícia a procura por fuga da realidade e conforto momentâneo, ambos encontrados nos entorpecentes. Ou seja, a existência de instabilidades emocionais negligenciadas é raiz de graves consequências. Assim sendo, vem à luz o caráter nocivo desse panorama que, certamente compromete o bem estar social.
Por conseguinte, torna-se evidente a ausência do desenvolvimento pleno e digno do ser enquanto notável e tenebrosa ramificação do tabagismo no Brasil. De acordo com o filósofo grego Hipócrates, "O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em equilíbrio". Entretanto, em oposição à fala do pai da Medicina, o vicío em estimulantes proporciona uma perspectiva totalmente diferente, ao passo que atrapalha o funcionamento adequado dos sistemas psico e fisiológicos do corpo humano. Portanto, os prejuízos legais a essa camada da sociedade são observados.
Dessa forma, é inadiável que o Ministério da Saúde seja responsável pela criação de campanhas acerca do tabagismo na nação verde-amarelo. Tal ação deve ocorrer por intermédio dos principais meios midiáticos do país, com a finalidade de alcançar todas as faixa etárias e discorrer sobre as consequências danosas promovidas pelos alucinógenos na atualidade, visto que essas afetam diretamente a saúde dos cidadãos, assegurada pela Constituição Federal de 1988. Sob tal perspectiva, o contexto de autodestruição vivenciado pelos personagens de "Requiém para um sonho", não mais será perpetuado na Pátria Amada.
0
Avatar do usuário
Por beatrizps
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120348
A Revolução Francesa de 1789 foi o berço de todos os direitos e deveres construído na contemporaneidade, tais quais a liberdade e igualdade. No entanto, a questão do tabagismo entre os jovens da sociedade brasileira é incongruente com esses princípios históricos, em virtude de erros de entes públicos e coletivos. Então, a negligência do governo e os lapsos educacionais configuram esse cenário.
Sob esse viés, cabe ressaltar, em primeiro plano, que o problema acontece por falhas governamentais. Dentro desse aspecto, o filósofo Platão afirma que a política é a esfera para a realização do bem comum- o que não é levado a sério pelo o Estado. Isso ocorre porque há falta de políticas públicas para conscientizar sobre os malefícios do uso do tabaco, que pode trazer dificuldades em setores essenciais da vida dos seus usuários. Posto isso, a mudança desse obstáculo torna-se necessária.
Outrossim, é válido destacar, em segundo plano, que as lacunas escolares são um motivo dessa problemática. Como não há educação de qualidade no Brasil para preparar os jovens a tomarem decisões contra o uso de cigarros, a adversidade persiste e consequência como: o vício, problemas respiratórios e mentais, são frequentes no cotidiano da sociedade. Logo, deve-se aplicar o pensamento de Nelson Mandela com a afirmação de que ''a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo'', para a mudança do quadro retratado.
Fica evidente, portanto, que é fundamental a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso os meios de informações, como noticiário e canais de imprensas, responsáveis por informar e conscientizar a população, devem promover a relevância sobre temas que envolvem o tabagismo, por meio de vídeos e debates com especialistas da área . Isso com a finalidade de diminuir, de forma significativa, o uso do tabaco na sociedade brasileira. Assim, o tabagismo entre os jovens do Brasil será intermediado na atualidade.
0

Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

A Constituição Federal de 1988 — lei suprema e fun[…]

Em sua obra "As veias Abertas da América Lati[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.