Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92081
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
  • apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

As profissões do futuro e seus desafios são áreas que possuem grande tendência de valorização nos próximos anos. Além disso, essas ocupações também estão geralmente relacionadas à familiaridade com o uso de tecnologias, devido às transformações tecnológicas implementadas nas empresas.

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, as profissões do futuro apresentaram um crescimento de 51% até o ano de 2021. Além disso, o estudo também projeta que essas ocupações corresponderão a 6,1 milhões de oportunidades ao redor do mundo.

O surgimento das novas tendências e necessidades, aumentam a procura por colaboradores capacitados. Aqueles que são capazes de desempenhar funções específicas são valorizados e o preço cobrado por hora de trabalho também cresce, principalmente quando não há grande oferta de profissionais com o mesmo perfil.

As novas oportunidades também são acompanhadas de mudanças no mercado e desafios. Esses fatores estão relacionados às habilidades requeridas pelos indivíduos, assimilando novos conhecimentos e desempenhando-os em suas novas funções.

TEXTO II

PROPOSTA TEMA As profissões do futuro e seus desafios2.png

TEXTO III

As mudanças para o futuro do trabalho são inevitáveis: controle de informações, novas formas de trabalho, segurança no ambiente virtual e acesso à informação são benéficos, mas também apresentam seus desafios. É o que observa a empresa de executive search Robert Half.

Nesse contexto, o dever dos profissionais é inspecionar os avanços e evitar as distorções que podem ser causadas por esse novo conceito de trabalho. É importante conhecer os principais elementos que devem deixar a força humana de trabalho sempre alerta.

1. Privacidade
Não há como falar em tecnologia sem pensar em privacidade. Uma rede que proporciona conexão ao mundo todo precisa ser muito bem protegida, tanto no que diz respeito aos nossos dados quanto na idoneidade das informações que chegam até nós. Saber quem será o grande responsável por esse controle, além da própria sociedade, é um dos desafios.

2. Senso humano
Se o comportamento social, interação no ambiente público, escolhas afetivas, estilos de vida e maneira de trabalho serão afetadas pela tecnologia, o que acontecerá com o senso humano?

Existem habilidades que as máquinas não contemplam, como o pensamento crítico e a inteligência emocional. Cabe aos indivíduos entender a importância da sensibilidade humana para o futuro do trabalho, de modo que sejam fundamentais para a interpretação dos resultados fornecidos pelas máquinas.

3. Mau uso da inteligência artificial
Saber diferençar avanço e progresso de projetos elaborados para prejudicar a humanidade pode não ser tema de filme de ficção científica, mas da realidade.

Será que não é hora de a sociedade estudar a possibilidade de uma nova legislação, que possa mediar a programação e coloque limites no uso da inteligência artificial? Essa é uma reflexão importante para ser feita em todo esse contexto.


TEXTO IV

PROPOSTA TEMA As profissões do futuro e seus desafios.jpg


PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “O jovem do século XXI e os desafios com as profissões do futuro” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por deboraal3
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92553
O crescimento vertiginoso de profissões no campo da tecnologia é muito atrativo para jovens que almejam trabalhar em casa ou até mesmo estudar a distância . A Constituição Federal de 1988 documento jurídico mais importante do país , prevê em seu art 205, o direito a educação básica para crianças e adolescentes como inerente a todo cidadão brasileiro. A educação está muito mal, por falta de atenção dos governantes em não proporcionar aos professores condições para preparar os estudantes a enfrentar o caminho da profissão, contudo, tal prerrogativa não se reverbera com ênfase na prática quando se observa os desafios que as profissões do futuro podem ter. Faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Dessa forma , é válido analisar, que deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para a precária educação oferecida. Nesse contesto, as escolas públicas em diferentes estados não oferecem aos estudantes boa qualidade de ensino, falta infraestrutura nas instalações e professores qualificados. Essa conjuntura, segundo as ideias do filosofo contratualista Jonh Locke configura-se uma violação do ´´ Contrato Social ´´, já que o estado não cumpre sua função de garantir aos cidadãos que desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação básica o que infelizmente é uma realidade no país.
Ademais, é fundamental apontar, segundo matéria publicada pelo jornal EL País; jovens que ainda estão na escola, cerca de 65% das profissões do futuro precisão ter uma base consolidada no ensino básico como impulsionador da precariedade da rede pública de ensino no Brasil. A preservação da educação como fonte de conhecimento é imprescindível.
Portanto, medidas são necessárias para resolver está problemática. O Ministério da Educação deve intensificar investimentos no ensino médio público por meio de um projeto de lei a ser entregue a Câmara dos Deputados. Nele deve constar, verbas para repasse estadual como forma de incentivos educacionais para escolas estaduais melhorando a qualidade do ensino. Espera-se com essa medidas, que os desafios das profissões do futuro não sejam uma barreira.
0
Avatar do usuário
Por karlasilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#100004
Para Carlos Drummond de Andrade "A educação visa a melhora a natureza do homem. Todavia com o avança dos tempos a mão de obra vem sendo substituída por maquinas, com isso surge questão do dessafio de profissões pra jovens no século XXI que se configuração um grava problema, em virtude do avanço da tecnologia e mudanças do mercado de trabalho.
Com o avanço da tecnologia, novos surgimento de áreas vem sendo surgidas, mais nem todos tem um boa preparação adequada, tendo em vista que no artigo 205 .a educação é um direito de todos e dever do estado e da família,será promovidas e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa seu preparado pra o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho garantido assim uma boa qualificação profissional.
Além disso as mudança de mercado de trabalho vem afetando a sociedade tendo em vista que com o avanço da tecnologia novas áreas
de emprego vem sendo surgidas e a força da mão- obra pesada vem sendo devalorizada e durante anos e substituída por
maquinascontribuindo pra empresas procurarem maiores qualificação pra o trabalho, gerando o desemprego sensorial .
Torna se evidente, portando a necessidade de superar os desafios acerca dos jovens pra sua profissão pra isso melhoria nos aprendizado pra os jovens pra o futuro, pra obter uma boa qualificação profissional e exercer seu papel social deve por ação do gorveno contribuir pra uma melhoria e meios de projetos pra que no futuro as profissões não seja uma barreira pra os jovens.
0
Avatar do usuário
Por RHANYA
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#110658
O filme “Tempos Modernos” protagonizado por Charlie Chaplin,mostra a vida de um homem que trabalhava na manufatura na década de 30,época que não havia muitos avanços tecnológicos. O jovem do século XXI tem acesso a todo tipo de tecnologia para fazer qualquer coisa,mas ainda há a preocupação com o desafio de se encaixar nas profissões do futuro, devido a insegurança do destino de suas carreiras profissionais e o uso inadequado da mesma.
Acresce também o despreparo escolar,a falta de incentivo das famílias e a insegurança de não saber o que quer para si. Os estudos já não garantem mais vagas nas profissões dos sonhos,o mercado está cada vez mais evoluído e exigente e os jovens estão com cada vez mais dificuldades de se encaixar.
Ainda por cima muitos usam a tecnologia de modo inadequado, e de forma fútil. Apenas para entretenimento,sem buscar o conhecimento,de fato.Não tentam aprender algo novo,diferente,que acrescente algo de útil em seus currículos,para que assim enfrentem melhor o desafio de serem aceitos em um mercado que sofre constante mudança com tantos avanços tecnológicos.
Portanto,é necessário que o Ministério da Educação através de campanhas - cartazes,vídeos,propagandas,cursos capacitantes gratuitos - conscientize os jovens para que aprendam a usar seus recursos de forma correta,reduzindo o uso inadequado. Para que assim,se sintam seguros a serem o que quiserem.
0
Avatar do usuário
Por claar
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121560
Com o crescente avanço da tecnologia, muitas profissões surgem e estão cada vez mais atrativas para jovens. Com o inicio da pandemia covid-19 em 2020, muitas pessoas se viram obrigadas ao trabalho remoto e com ele o surgimento de uma variedade de trabalhos no ramo tecnológico.
Observando o recente cenário, nota-se que apesar dessa crescente, grande parte da população não tem acesso ao conhecimento necessário para acompanhar esse avanço e consequentemente ficando cada vez mais distantes do mercado de trabalho. Com o crescimento de novas modalidades e tendências, aumentam a busca por profissionais cada vez mais preparados e capacitados.
Muito se discute sobre a deficiência no ensino tecnológico dentro das escolas, principalmente no ensino público. Prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a modalidade de ensino tecnológica é necessária para preparar e abranger as qualificações desses futuros profissionais. Portanto, a falta de pressão do Governo desacelera as instituições a adotarem com mais rigor esse ensino.
Diante dos fatos expostos, para diminuir os desafios das profissões do futuro para o jovem contemporâneo, é necessário que o Governo Federal ofereça recursos para melhoria do ensino tecnológicos nas escolas e a criação de cursos profissionalizantes para jovens adultos de forma gratuita.
0
Segurança digital

No filme norte-americano 'Cam', a protagonista Ali[…]

A Constituição Federal de 1988, no artigo 277, gar[…]

O vício de apostas no Brasil é um tema que vem gan[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.