Durante a obra "M-8" ocorre a aparição de um terreiro (local destinado a práticas religiosas afrodescendentes), cultos como esses são terrivelmente descriminados decorrente de um descaso populacional com a cultura afrodescendente, que é uma das raizes prevalecentes do povo brasileiro, deste modo, é evidente que a proteção desses espaços religiosos é essencial para a manutenção da herança africana, visto que, ainda possuem suas práticas ritualísticas.
Diante disso, é válido ressaltar a negligência estatal diante a valorização da cultura africana no Brasil, Castro Alves foi, senão, o pioneiro na literatura abolicionista brasileira, porém, mesmo que suas obras sejam importantíssimos para reconhecer as origens brasileiras, não há estímulo literário dessas por meio estatal, o que dirige a população a ignorância sobre as memórias africanas na construção da sociedade brasileira.
Portanto, cabe aos órgãos governamentais como o Ministério da Educação (M.E.C) juntamente ao poder governamental mediar campanhas literárias, com a distribuição de livros e palestras sobre a cultura afrodescendente em prol da expansão dos conhecimentos, fazendo com que dessa forma sejam reconhecido e valorizados pela população. Além da criação de exposições de patrimônio material no Museu Afro-brasileiro para conscientizar a população sobre suas origens e dessa forma fazer com que o povo brasileiro comece a se reconhecer ainda mais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais como "descriminados" (discriminados) e "raizes" (raízes). Falta de conectivos em algumas partes. Na proposta, detalhar mais a ação do MEC. Reescrever para clareza e coesão, por exemplo, melhorar a transição entre parágrafos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.