Nesse sentido, o consumismo infantil colabora para uma dos fatores que favorecem a problemática, já que publicidades em televisões, celulares e tablets despertam na criança o desejo de compra. Segundo um estudo da “TNS/InterScience”, de 2003, os pequenos pedem
92% produtos alimentícios, seguidos por 86% em brinquedos e 57% em roupas. As estatísticas apresentam evidências incontestáveis de que a mídia influencia negativamente nas mentes dos pequenos.
Além disso, a lacuna educacional equivale a outra razão do problema supracitado, tal como a falta de instruções sobre o consumo consciente torna as crianças mais suscetíveis à influência da publicidade, que por resultado explora a sua vulnerabilidade emocional para impulsionar as vendas. Todavia, é imperativo pontuar que as instruções sobre o consumo consciente precisam prevalecer.
Infere-se, portanto, atenuar os problemas discutidos. Para isso cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional brasileiro, juntamente com o Ministério das comunicações, corpo que regula os serviços de telecomunicações, cumprir as normas morais para não haver a persuasão negativa na mente das crianças, somente assim será garantido o pleno funcionamento da constituição.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta erros como "cenário brasileira" que deve ser "cenário brasileiro" e a expressão "uma dos fatores" que deve ser corrigida para "um dos fatores". Na Competência 4, a progressão lógica poderia ser melhorada com o uso de conectivos como "além disso" ou "por outro lado". A proposta de intervenção carece de detalhamento; sugiro especificar ações concretas, como campanhas educativas em escolas e regulamentação mais rigorosa da publicidade infantil.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.