Assim, é válido ressaltar que muitos dos professores não possui uma boa preparação para lecionar no ensino fundamental. Desse modo, torna-se um agravante para a formação dos alunos que devem por direito receber uma educação de qualidade. A falta de informação, metodologias e técnicas de ensino são exemplos de dificuldades que muitos docentes possuem ao estarem atuando em suas salas de aula.
Ademais, é fundamental apontar o não incentivo à leitura como uma das principais causas de não alfabetização em tempo propício no contexto do Ensino Fundamental. Sob essa perspectiva, o filósofo Epicteto considera que é pela educação que os seres humanos se libertam. Sendo assim, percebe-se que a prática de leitura deve estar inserida em todo o processo e formação dos estudantes no ambiente escolar.
Portanto, é necessário promover medidas que superem esses obstáculos. Para isso, é necessário que sejam criadas programas de formação continuada que ofertem práticas de ensino para os professores, assim como programas de incentivo à leitura, por meio, da oferta de livros e revistas que atendam a necessidade dos alunos. Dessa maneira, consolidarásse a construção de uma sociedade que zele pelo ensino e aprendizagem e que forma cidadãos autônomos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Notas:
Comentário:
A redação apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com apenas alguns desvios, como o uso incorreto do verbo "possuir" na frase "muitos dos professores não possui uma boa preparação", que deveria ser "não possuem". Por isso, a nota para a competência 1 é 160.
O autor compreendeu bem a proposta de redação e desenvolveu o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, aplicando conceitos das várias áreas de conhecimento, por isso a nota para a competência 2 é 200.
Na competência 3, o autor seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Contudo, poderia ter aprofundado mais alguns argumentos, como o impacto da falta de incentivo à leitura. Por isso, a nota é 180.
Na competência 4, o autor demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Contudo, poderia ter usado uma variedade maior de conectivos para enriquecer o texto. Por isso, a nota é 160.
Por fim, na competência 5, o autor elabora uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, por isso a nota é 200.
No geral, a redação é bem escrita e argumentada, mas precisa de pequenos ajustes para atingir a nota máxima.