Diante desse cenário, evidencia-se a carência de políticas públicas voltadas para essa população. Segundo Émile Durkheim, em sua obra sobre o fato social, o indivíduo tende a replicar as ações comumente vistas em seu meio. Dessa forma, nota-se que o comportamento do brasileiro corrobora com o pensamento do sociólogo, visto que com a ausência de incentivos governamentais à prática de exercícios físicos e a alimentação equilibrada, em consequência, a população, tende a adotar hábitos sedentários e se tornando obesos.
Ademais destaca-se a influência da tecnologia para o crescimento desse problema. Sob essa ótica, a Constituição Federal de 1988 garante o direito à saúde como dever do estado e um bem de todos. Entretanto, verifica-se que a realidade, diverge da teoria, pois grande parte da população desconhece os riscos associados ao uso excessivo de tecnologia e à inatividade física, o que demonstra a falha na divulgação de informações e na educação preventiva sobre o tema.
Portanto, torna-se, imprescindível a intervenção nesse cenário conflituoso. Nesse sentido, o Ministério da Saúde e Educação devem promover campanhas nas escolas e redes sociais para incentivar hábitos saudáveis e uso responsável da tecnologia, com objetivo de reduzir a obesidade. Somente assim será possível evitar que a realidade humana se assemelhe à realidade retratada em Wall-E
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de norma-padrão: concordâncias/desvios como “vive de forma… obesas” (concordância verbal/nominal). Sugestão: “vive de forma sedentária e com sobrepeso” e ajustar pontuação para evitar frases longas sem pausa. Coerência/coesão: uso de conectivos pouco fluentes em alguns trechos (“Diante desse cenário…”, “Ademais destaca-se…”). Sugestão: intercalar conectivos de comparação e causa/efeito: “Além disso,” “por isso,” “ consequentemente”. Argumentação: fortaleça a relação entre causas e consequências com dados/estudos. Intervenção: ótima inclusão de agente/ação/meio/finalidade; detalhe o meio (ex.: metas, critérios de avaliação, orçamentos) para tornar a proposta mais concreta.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.