Inicialmente, a Constituição Federal de 1988, prevê que o estado deve garantir direitos básicos à população, como justiça e igualdade. Entretanto, em relação à desigualdade no acesso a justiça e cidadania, causada pela ineficiência e falta de fiscalização adequada para tais direitos fundamentais, como à falta de saneamento básico que é praticamente inexistente no cotidiano dessas pessoas, acarretando na quebra de um direito fundamental prescrito na constituição.
Ademais, pode-se citar o ocorrido dos moradores de Maceió, do bairro Pinheiro terem perdidos suas residências, onde viveram vidas inteiras, em um pequeno decorrer de tempo, por culpa da empresa Braskem, que realizou exploração indevida do mineral salgema, como consequência afetou o solo e causou a perda das residências. Muitos dos residentes após perderem suas casas ficaram desabrigados e sem nenhum apoio da prefeitura de Maceió ou da empresa Braskem, realizando uma quebra do direito de cidadania, e comprovando a ineficiência estatal ao não ajudar a população necessitada.
Portanto, é imprescindível que o Governo Federal, juntamente dos ministérios, formulem políticas públicas eficazes, e forneçam os direitos fundamentais a toda população de maneira igualitária e justa. Ademais, é necessário que o órgão responsável, Ministério da Justiça, fiscalize se os direitos estão sendo seguidos. Com esforços governamentais junto dos ministérios, é possível que não haja mais desigualdade no acesso à justiça, e que possa avançar em direção da utopia proposta por Thomas More.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Erros de crase em "como à ausência" e "como à falta", uso incorreto de preposição em "acarreta na perpetuação". Correção: remover crase e usar "acarreta na perpetuação" sem preposição.
Competência 2: Desenvolvimento bem distribuído entre introdução, argumentação e conclusão.
Competência 3: Falta aprofundar mais em como a desigualdade afeta a cidadania.
Competência 4: Conectivos como "entretanto" e "ademais" são usados corretamente, mas a progressão poderia ser mais fluida.
Competência 5: Proposta tem agente, ação, meio e finalidade, mas precisa detalhar mais as ações efetivas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.