Diante disso, o Estado brasileiro mostra dificuldades de gerenciamento perante ao legado de tradições afro-descendentes. Análogo a isso, na obra literária "1984", George Orwell descreve um estado totalitário onde a liberdade é suprimida, que se assemelha com a gestão estadual da nação brasileira, que priva as tradições e costumes da história afro-brasileira, como religiões de matrizes africanas-candomblé e umbanda- e a aprendizagem sobre a história negra nas escolas.
Além disso, é possível mencionar que a população não faz ideia sobre a existência desse problema ou procuram não se envolverem. Nesse viés, o ativista indiano Mahatma Gandhi diz que "Temos que nos tornar as mudanças que queremos ver", ou seja, para que ocorra uma mudança na sociedade, é necessário que as pessoas deixem de se privar e passem a mostrar que boa parte da cultura do país foi formada principalmente pela parcela negra da população.
Portanto, é possível citar algumas melhoras a serem feitas baseadas nos fatos citados acima. Nesse viés, é dever do Estado-órgão responsável pela regulamentação do país-acionar medidas como a apresentação de temas sobre a cultura africana nas escolas, e também é dever da sociedade-meio responsável pelas relações humanas-espalhar sobre o problema para o conhecimento das pessoas. Desta forma, ocorreriam mudanças assim como o dito por Mahatma Gandhi.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "afro-descendentes" (o correto é "afrodescendentes") e "se assemelha com" (o correto é "assemelha-se a"). O desenvolvimento argumentativo está bem estruturado, mas há falta de coesão em algumas partes, como no uso de conectivos entre parágrafos. Na proposta de intervenção, faltou detalhamento dos elementos; por exemplo, especificar como o Estado implementaria a apresentação da cultura africana nas escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.