Avatar do usuário
Por alessa1094
Quantidade de postagens
#139030
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garante a liberdade de crenças como direito a todo cidadão brasileiro. Entretanto, a realidade hodierna está distante disso, haja vista desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Desse modo, é possível identificar duas causas principais para essa conjuntura: a omissão governamental e a cultura enraizada.
Em primeiro lugar, percebe-se que o descaso governamental fomenta a permanência do impasse. Sob essa lógica, Thomas Hobbes, filósofo inglês, destaca a obrigação do Estado em assegurar o bem-estar da coletividade. No entanto, a máxima do autor parece não ter sido cumprida, já que a cultura africana e afro-brasileiras são excluídas do folclore da nação verde-amarela. Isso ocorre pela falta de políticas públicas que preservem os costumes desse grupo. Consequentemente, esses conhecimentos se restringem ao gueto, o qual reforça um estereótipo, dificultando sua valorização. Diante disso, observa-se que os povos de matriz africanas possuem seu direito à liberdade de crenças violado. Logo, necessita de resolução estatal.
Ademais, convém frisar que a cultura enraizada acarreta a problemática. Nesse viés, o escritor Itamar Vieira, em sua obra “Torto Arado”, denuncia que há grupos e temas sociais os quais são silenciados. Dessa forma, podemos associar a realidade contemporânea da nação, pois pela ausência de conhecimento do corpo social em relação aos costumes e tradições da população negra provoca um preconceito cultural. Esse fato possui raízes históricas, visto que, desde a década de 1500 os jesuítas obrigavam os índios e os negros a se catequizar, oprimindo suas tradições. Assim, para que ocorra a valorização da cultura africana é necessário que haja debates sociais na família e na escola.
Portanto, cabe ao Estado – responsável por promover o bem-estar da sociedade- investir uma maior parcela do PIB para a valorização da herança africana no Brasil. Isso ocorrera com a implementação de políticas públicas, além disso, as escolas devem oferecer palestras mais profundas sobre as raízes africanas tanto para os alunos quanto para os pais. Tal ato tem por finalidade remediar não somente a omissão governamental, mas também a cultura enraizada. Assim, a sociedade será mais igualitária.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros como "cultura africana e afro-brasileiras" devem ser corrigidos para "cultura africana e afro-brasileira". Conectivos podem ser melhorados, como em "Ademais, convém frisar" para "Além disso, é importante destacar". Na intervenção, detalhar mais o agente.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Segundo a Constituição Federal, o direito a segur[…]

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Desmatamento na Amazônia

As mudanças que ocorrem entre o século XVI e XX[…]

Discute-se frequentemente como a inclusão é necess[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.