Avatar do usuário
Por maria0808
Quantidade de postagens
#128478
De acordo com a Constituição Federal de 1988, diz-"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”.
Entretanto, na contemporaneidade, o que se observa é que essa garantia constitucional não se aplica à
realidade de todos os brasileiros, visto que ainda existem desafios que se apresentam para garantir um futuro democrático .
Assim, é pertinente destacar que essa problemática ocorre, principalmente,
devido à negligência governamental e à alienação social.
De início, vale ressaltar que o descaso estatal é um dos principais contribuintes para o problema em questão.
Acerca disso, Rousseau, em sua obra “Contrato social”, defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. Todavia, as autoridades vão de encontro às ideias do filósofo iluminista, uma vez que, na maior parte das vezes, possuem um papel inerte em relação ao desenvolvimento de políticas públicas eficazes para educação e saúde. Afirma-se isso, pois a falta de investimento nessas áreas essenciais resulta em consequências diretas para a população, como a perpetuação do ciclo de pobreza e desigualdade social. Esse cenário evidencia a necessidade urgente de uma atuação mais efetiva por parte do Estado para garantir o acesso equitativo a serviços básicos e promover um desenvolvimento social sustentável.
Além disso, uma grande parcela da população se mostra alienada a esse entrave. Sob
esse viés, o sociólogo Bauman desenvolveu o conceito de “cegueira moral”, defendendo que, na
modernidade, há uma passividade e uma alienação dos indivíduos aos impasses enfrentados pelo próximo.
De maneira análoga, é o que ocorre em relação a igualdade de direitos políticos e a possibilidade de oportunidades iguais para que povo e partidos políticos possam se pronunciar sobre decisões de interesse público, em que, infelizmente, a sociedade não se movimenta em prol
da erradicação dessa problemática. Dessa forma, ela adquire uma posição individualista por não mensurar como a falta de preocupação dos indivíduos pode ser prejudicial, contribuindo para um problema democrático no futuro.
Portanto, diante dos problemas apresentados, medidas devem ser tomadas. Primeiramente, o Governo
Federal , responsável pela organização da sociedade , deve atuar em consonância com as necessidades e demandas da sociedade . Isso pode ser feito por meio de participação popular no processo decisório do senado com a finalidade de aa vozes da população serem ouvidas e levadas em consideração nas tomadas de decisões . Ademais, cabe ao
Ministério da Educação conscientizar a população sobre o futuro da democracia e suas
consequências negativas, a partir de canais midiáticos, a fim de reverter o cenário de alienação.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.