Nesse contexto, a diferença racial é uma forma de racismo estrutural, que impacta a moradia, lazer e salário de indivíduos de raça não majoritária. Nesse viés, o encerramento de tal ato é fundamental, porque também pode causar racismo institucional. Por isso, vale mencionar que, de acordo com o sociólogo W. E. B. Du Bois, o racismo estrutural pode causar uma grande diferença na vida das minorias. Logo, essa diferença racial influencia fortemente não só nas moradias, mas também as oportunidades.
Outrossim, vale mencionar que a precariedade nos espaços mais pobres como favelas e guetos, onde a maioria dos residentes são minorias, são os principais alvos das enchentes e erosão devido por ser construções não planejadas. A partir disso, vale ressaltar o livro “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, em que, ela relata que em tempos de alagamento, a favela que ela vivia passava por sérias dificuldades. De maneira semelhante, observa-se que, no contexto atual, as faltas de planejamento em zonas precárias podem gerar problema na vida dos moradores humildes.
Portanto, fica clara a necessidade de acabar com o racismo ambiental no Brasil. Para tanto, o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério da Cidade devem promover o planejamento em áreas carentes como favelas em colaboração com ONGs e o governo. Essas ações devem avisar aos moradores o que fazer quando houver um desastre ambiental vindo. Com a finalidade de regular o problema.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A redação apresenta uma boa compreensão do tema proposto e desenvolve argumentos relevantes. No entanto, há alguns erros gramaticais e problemas de coesão que precisam ser corrigidos.
Erros identificados:
- "a comunidade do elemento fogo sofrem desigualdade territorial" (erro de concordância verbal)
- "onde eles vivem um uma zona precária" (erro de digitação)
- "o a diferença racial" (erro de digitação)
- "devido por ser construções não planejadas" (uso inadequado da preposição)
Sugestões para correção:
- A frase inicial poderia ser reescrita como "No filme americano “Elemental”, a comunidade associada ao elemento fogo sofre desigualdade territorial".
- O trecho com erro de digitação poderia ser corrigido para "onde eles vivem em uma zona precária".
- A frase com o erro 'o a' deveria ser escrita como 'analisar a diferença racial'.
- A preposição na frase final pode ser modificada para 'devido às construções não planejadas'.
Em relação à competência coesiva, o texto apresenta algumas repetições desnecessárias que podem prejudicar o fluxo da leitura. Por exemplo, termos como 'vale mencionar', 'diferença racial' e 'moradia' são repetidos várias vezes ao longo do texto.
Na proposta de intervenção, falta detalhar mais o 'meio' pelo qual a ação será realizada. Por exemplo, como as ONGs e o governo colaborarão com os Ministérios? Que tipo de planejamento será promovido? Essas questões precisam ser abordadas para uma proposta de intervenção mais eficaz.