Avatar do usuário
Por mottamb
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#124969
Segundo a Declaração Universal de Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e diretos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que o racismo e a discriminação social é presente no cotidiano. Com isso, emerge um problema sério em virtude da sensação de superioridade e da ineficiência governamental.
Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante a insuficiência legislativa. Gilberto Dimenstein explica que no Brasil as leis são inefetivas, o que gera uma falsa sensação de cidadania. Tal inefetividade é nítida no preconceito racial e social, visto que muitas das vezes isso já é algo enraizado socioculturalmente e considerado algo natural. Assim, é urgente que "a cidadania de papel" - que o jornalista cita - seja superada.
Além disso, a ineficiência governamental intensifica a gravidade do problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto ao racismo e a discriminação social, visto que tais crimes são denunciados pelas vítimas e silenciados pelos agentes que deveriam prestar seus serviços e apoio.
Portanto, é imprescindível atuar sobre esse problema. Para isso, o poder público deve criar políticas públicas, por meios de investimentos no racismo e a discriminação social, afim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Paralelamente, é preciso intervir sobre a sensação de superioridade presente no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal de Direitos Humanos uma realidade mais próxima.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.