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Por Pgs2000
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#119285
Violência simbólica é um termo cunhado pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Esse conceito sociológico se refere na agressão que antecede o ato, uma espécie de discurso que torna legitima a opressão. O racismo se manifesta de diversas formas na sociedade, a discriminação ocorre a partir de aparelhos ideológicos que são construídos historicamente. O Brasil fora um dos últimos países a abolir a escravidão, sem qualquer espécie de indenização para os escravizados recém-libertos. Durante o século 20, foram instauradas duas ditaduras militares, tendo assim um regresso no que concerne direitos humanos. Ambos períodos ditatoriais foram prejudiciais em questão de raça.
O racismo é estrutural, ou seja, a violência exercida em cima de uma raça dita como inferior não é uma anormalidade, mas sim fruto de prática do dia-a-dia. Frases discriminatórias transvestidas de meras piadas contribuem para um imaginário coletivo. Esse humor de raça fora uma espécie de entretenimento do brasileiro médio. Humoristas negros, a exemplo do Mussum, eram rebaixados a uma comédia depreciativa de estereótipos.
Em razão das péssimas condições, a população negra muitas vezes fora empurrada para a criminalidade. Desse fenômeno, surgiu-se um pré-conceito que frequentemente é usado para justificar práticas policias incisivas. No livro Capitães de areia, Jorge Amado retrata em certos trechos a violência usada contra cultos de religiões de matrizes-africanas, fato que ocorre na realidade até nos dias de hoje.
Deve-se combater o racismo através de ações afirmativas do Estado. As cotas são uma maneira de lidar com um passado caracterizado por injustiças e contradições. A educação também é uma ferramenta eficaz contra discriminação. Ensinar sobre diversidade nas mais diversas matérias de humanas e das mais diferentes maneiras é necessário para o processo educacional da criança e adolescente.
O racismo em si já é uma forma de violência, que visa a dominação e exploração do homem pelo homem. A agressão não é mais do que uma espécie manifestação de algo mais profundo e enraizado na sociedade.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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