Avatar do usuário
Por GomessKimn
Quantidade de postagens
#128243
É de conhecimento geral que, historicamente, a sociedade brasileira foi construída com base na exploração, violência e desumanização de corpos que eram vistos como inferiores pelos colonizadores europeus. Realidade que refletiu na visão sobre o negro no Brasil. Com base no olhar eurocêntrico que utilizava da escravidão e das teorias raciais para legitimar a desumanização e inferioridade dos corpos negros, o racismo foi se estruturando e se enraizando em todos os meios sociais, sendo eles: escolas, redes sociais, livros, espaços religiosos, ambientes de trabalho, espaços culturais e políticos.
Em face do cenário atual, pode-se ver que há uma propagação de ideias que desumanizam, criminalizam, marginalizam e legitimam à violência contra corpos negros. No Rio Grande do Sul, um homem negro foi vítima de tentativa de homicídio, mas a polícia prendeu a vítima ao invés do agressor. Em Fortaleza, uma menina chamada Antônia, sofre racismo, por causa de seu cabelo crespo, e acaba tendo seu cabelo queimado, pois os “colegas de classe” queriam presenciar a experiência de um “Bombril” sendo queimado, pessoas que se diziam amigos da menina, se omitiram, alegando ser apenas uma brincadeira. Muitas pessoas dizem não ser racistas, mas se omitem quando veem esse tipo de situação.
Recentemente, Após investigação do ministério público, Maria Moura de 82 anos de idade, mulher negra, finalmente foi resgatada pelos filhos após 72 anos de trabalho análogo à escravidão. Seus “empregadores”, não responderam pela violação dos direitos fundamentais absolutos da vítima, ou seja, no Brasil quem rouba laranja, vai preso, mas quem escraviza uma pessoa negra, não. Leopoldo matou 20 milhões de africanos, não se fala muito sobre isso nas escolas, mas Adolf Hittler matar 2 milhões de judeus brancos, ele é considerado o maior monstro da história.
Apesar do racismo se construir de maneira estruturante no Brasil, a resistência negra sempre se fez presente nos diversos espaços de poder e saber, para mudar essa realidade e penalizar os criminosos racistas. Por isso é importante a escolha líderes que nos representem e que nos apoiem, criando leis para criminalizar e penalizar os racistas, aumentando as leis de cotas, para a inclusão dessas pessoas na sociedade. Assim ajudará para o combate contra esse fantasma do racismo, e as futuras gerações não precisaram conviver com esse fantasma que assola essa sociedade há séculos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Doenças Mentais

Doencas mentais pode ser visto como um Problema na[…]

Na obra “Utopia”, de Thomas More, é retratada uma […]

Segunda a constituição federal de 1988, norma de m[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.