Avatar do usuário
Por Cecily
Quantidade de postagens
#142706
Racismo, um debate pontual.

É de conhecimento geral que o racismo existe desde outrora, e todo o infortúnio começa com os Europeus necessitando de mão de obra para produzir gêneros como o açúcar, algodão, tabaco, café e outros produtos, eles diziam que a pele negra era uma obra maligna e satânica para justificar seus atos. O tráfico de escravizados, em sua maior parte negros africanos, era extremamente lucrativo, e, com o passar do tempo desencadeou o grande infortúnio que será retratado neste texto.
Com a lei Áurea, que abolia a escravidão, houve uma queda significante no caso de escravidão (hodiernamente ainda existe o trabalho análogo a escravidão) mas, mesmo assim, ela deixou marcas profundas de problemas como a desigualdade, exclusão social, entre outros problemas. O racismo estrutural é uma discriminação que foi enraizada na nossa sociedade, tanto por causa do pensamento dos Europeus, como os frutos da discriminação, onde pessoas negras tendem a recebem um salário menor, sendo forçadas a continuar tendo um padrão de vida ruim ou mediano, vivendo em zonas periféricas, fazendo com que a marginalização e ciclo da pobreza sejam impostos sobre eles.
O racismo é considerado um crime inafiançável pela constituição federal, mas, ainda assim, ocorrem muitos casos do mesmo por todos os ambientes do planeta, até no ambiente escolar, que ocorre o racismo recreativo em abundância, ele pode ser definido como o preconceito feito por diversão, com o intuito de desonrar a imagem da pessoa de forma jocosa ou apenas zombar da etnia dela, sendo supostamente, só uma piada. Exemplos são a atribuição de apelidos pejorativos, ou onomatopeias que remetem a eles. Além disso, é válido ressaltar que a injúria racial é diferente do racismo, ela consiste em ofender a honra de alguém, temos como exemplo o jogador de futebol francês Vinícius Jr, que é frequentemente chamado de "macaco" durante as partidas de futebol entre o seu time, Real madrid, e times adversários. Enquanto o racismo atinge uma coletividade de indivíduos de uma determinada etnia, exemplo disso é a segregação de indivíduos ingressos a alguns locais.
Portanto, concluímos que o governo necessita tomar providências mais eficazes sobre a situação, com a melhoria da educação, oferecimento de cotas raciais para ter acesso ao ensino superior, fazendo que assim, consigam sair do ciclo da pobreza, consientização e realização de campanhas sobre o assunto, garantir representividade, oferecimento de programas de qualificação e bolsas para pessoas das etnias mais afetadas, entre outras medidas podem ser tomadas, expandidas, como as já citadas anteriormente, e a aplicação de políticas sociais para enfrentar este problema que vem deturpando a sociedade hodierna.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
760
pontos
Desbloquear

    Erros identificados incluem o uso incorreto de "recebem" em vez de "receberem" e a falta de vírgula após "portanto". Corrigindo, sugiro reescrever como “pessoas negras tendem a receber um salário menor” e incluir uma vírgula após “portanto”. A coesão pode ser melhorada com mais conectivos entre ideias, por exemplo, ao usar “além disso” para ligar argumentos. Na proposta de intervenção, detalhar ações específicas do governo ajudaria na clareza e eficácia da proposta.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

A constituição federal de 1988, norma que rege a s[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

A música "geração coca-coca" cantada por[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.