Convém ressaltar, a princípio, que a escassez das estruturas públicas, é fator determinante desta adversidade. Nesse sentido, Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos, sempre reforçou a ideia de que a política é serva do povo é não o contrário. Com efeito, aos povos de cor preta, os quais são desvalorizados financeiramente, por seu trabalho realizado no mercado de trabalho, o que se percebe é justamente o pensamento oposto ao que Lincoln defende, pois não há metas públicas que atuem conscientizando os indivíduos a valorização financeira, e sobretudo cultural. Dessa forma, devido um governo negligente em suas funções, esse segmento demográfico é invisibilizado, assim ficando as margens da sociedade por não terem um reconhecimento nacional.
Além disso, outro ponto encontrado é o silenciamento social. Em consonância, o filósofo Foucault defende que na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Sob esse viés, nota-se uma lacuna argumentativa no que se refere sobre a importância de lutar em busca dos direitos, que os negros tem na comunidade brasileira, principalmente nas escolas, onde o número de ouvintes alcançados pela temática seria maior e a busca de direitos sócias também, por exemplo, o respeito e o direito à dignidade. Assim, colocar em prática esse tema e debatê-lo amplamente, aumentaria a chance de atuação nele.
Portanto, medidas devem ser tomadas. A esse respeito, é preciso que as prefeituras, em parceria com as escolas, promovessem um espaço para rodas de conversa e debates sobre a remuneração de trabalho e o reconhecimento necessário que a população preta necessita para um convívio sem preconceito e com seus direitos ativos. Tais eventos, podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença dos professores, alunos e especialistas no assunto. Além disso, esses eventos não devem se limitar só aos alunos, mas aberto à toda comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam que marginalizar pessoas é crime, para que se tornem cidadãos conscientes e informados sobre o que ocorre na região, buscando soluções pro combate desse problema.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
- Erros gramaticais incluem "descriminação" (correto é "discriminação") e uso incorreto de acentuação em "é não o contrário" (correto seria "e não o contrário").
- A introdução é clara, mas a argumentação poderia ser mais direta. Reescreva para evitar repetições, como em “mercado de trabalho” e “trabalho realizado”.
- Na proposta de intervenção, detalhar mais a ação pode melhorar a nota na competência correspondente.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.