Em primeiro lugar, é visível que as ações do Estado, influenciam a vida de uma sociedade e a ausência delas, mais ainda. Zygmunt Bauman criou o termo "Instituição Zumbi" a qual significa entidades que não cumprem seu papel. Esse termo retrata esse pensamento, pois não são notadas atitudes do Estado para a valorização da cultura africana no país, pelo contrário, quando recorda dos ancestrais do Brasil citam os europeus como se fosse a única cultura inserida no país. Logo, percebe-se que o descaso do Estado corrobora para o problema.
Além disso, a falta de abordagem por parte da sociedade, vem de um preconceito enraizado. A frase "preconceito é opinião sem conhecimento" do filósofo francês Voltaire, é um exemplo de tal realidade, visto que a população brasileira por não conhecer as tradições africanas , agem com desrespeito, por exemplo, as danças afro-brasileiras que são vistas como estranhas. Com isso, é notável que a população brasileira não reconhece suas raízes.
Portanto, há desafios para valorização da herança africana no Brasil a serem sanados. O Governo Federal, entidade com poder soberano sobre uma nação, deve criar projetos, por meio de instituições como a escola, a fim de relembrar a cultura africana. Tal ação pode, ainda, contar com a presença de povos africanos, para assim quem sabe serem valorizados.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais incluem a falta de vírgula após "Com isso" e "Em primeiro lugar". Sugestão de correção seria adicionar essas vírgulas. Na Competência 4, a coesão poderia ser melhorada com conectivos mais variados. A proposta de intervenção carece de detalhamento, como especificar quais projetos o Governo Federal deve criar.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.