Primeiramente, vale salientar que a abolição tardia da escravidão no Brasil reflete uma sociedade que ainda não abandonou por completo os ideais etnocêntricos europeus. Consequentemente, casos de discriminação racial contra a população negra ainda são recorrentes no país conhecido por sua diversidade cultural, fato que acarreta na desvalorização dessa minoria. Diante disso, usando como ponto de partida as ideias do sociólogo Michel Foucault, tal realidade pode ser explicada pelo fato de que os valores culturais da sociedade são mantidos a fim de fortalecer o “status quo”. Nesse sentido, o histórico de exploração de africanos no Brasil e a manutenção de uma população majoritariamente branca no poder são causas diretas do desinteresse dos brasileiros em conhecer as origens africanas da sociedade. Logo, o fim do etnocentrismo é um passo fundamental para a devida valorização das heranças negras no Brasil.
Além disso, a Constituição de 1988 garante que todos os cidadãos brasileiros devem ter acesso a uma educação digna e de qualidade. Todavia, o fato de que a maioria das escolas se limitarem a tratar apenas da violência sofrida pelos negros durante a colonização, e não da cultura dos africanos em si, demonstra uma negligência do sistema educacional com a própria Constituição e com o contrato social. Esse contrato, para o filósofo Thomas Hobbes, acontece no momento em que os indivíduos abrem mão de suas liberdades ao Estado em troca de direitos básicos de cidadania, como uma educação completa, algo que não acontece no Brasil. Portanto, a visão limitada das escolas brasileiras sobre a herança africana é uma das razões da manutenção de uma sociedade que apenas enxerga a violência e não a diversidade cultural das comunidades negras espalhadas pela nação.
Em suma, para solucionar os desafios da valorização da herança africana no Brasil e evitar que a ficção de Evaristo se torne realidade, cabe ao Ministério da Cultura, responsável por políticas culturais, combater os valores culturais racistas da sociedade. Isso pode ser feito por meio de ações parlamentares que envolvam, em detalhe, a criação de campanhas publicitárias, com a finalidade de expor as culturas diversas da comunidade negra e, assim, acabar com o etnocentrismo europeu. Ademais, é imperativo que o sistema educacional, em conjunto com o Governo Federal, acabe com a visão limitada sobre o passado negro nas escolas, ampliando a cultura africana no ensino.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
- Na Competência 1, há erros como "acarreta na desvalorização" (correto seria "acarreta a desvalorização") e "a maioria das escolas se limitarem" (o correto seria "a maioria das escolas se limita").
- A proposta de intervenção possui os quatro elementos, mas falta detalhamento. Sugere-se detalhar ações específicas nas campanhas publicitárias.
- Excelente uso de conectivos e progressão lógica entre as ideias.
- O texto explora bem o tema e apresenta argumentos consistentes.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.