Avatar do usuário
Por annydograu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115062
Na série de livros "Os Instrumentos Mortais", a raça Nephilim vive isolada da sociedade e Alec, personagem secundário, ao se deparar com um filme, sente estranhamento, porém também interesse. Nesse viés, a história de Alec possui certa conexão com a falta de democracia do acesso ao cinema no Brasil, uma vez que observa-se uma escassez nos meios de introdução a essa arte. Essa realidade é motivada principalmente em razão da negligência estatal em relação a população do interior e o alto preço dos ingressos.
Segundo Maquiavel, o principal objetivo do governante é o poder, não a promoção do bem comum. Sob essa ótica, o pensamento torna-se um fato quando analisa-se o desinteresse governamental em tornar acessível o cinema em cidades pequenas e médias do interior, onde esse tipo de infraestrutura é inexistente. Consequentemente, a população é obrigada a deslocar-se para um centro urbano próximo, a fim de desfrutar de obras cinematográficas, algo que nem todos os indivíduos são capazes de realizar. Nota-se, então, que não há medidas políticas para solucionar a questão e não é um assunto ao menos abordado no meio político, o que exprime a ignorância estatal.
Ademais, é de suma importância destacar o alto valor de entrada como um obstáculo para uma maior acessibilidade ao cinema. Sob esse viés, destaca-se que, seja nos locais físicos de exibição ou em aplicativos de filmes e séries, deve-se pagar uma quantia de dinheiro, a inquietação relaciona-se com o fato de que os valores exigidos não condizem com as condições financeiras de grande parte dos brasileiros. Em contrapartida, no artigo 6, da Constituição Federal, é garantido o direito à cultura e ao lazer, todavia, a prática deturpa a teoria, visto que, como consequência do elevado custo do ingresso, a frequência de visita as salas de exibição tem diminuido cada vez mais.
Portanto, infere-se que o impasse deve ser urgentemente sanado. Destarte, o Ministério da Cultura deve promover eventos comunitários, por meio de verbas governamentais e do apoio da comunidade local, para que hajam exibições de filmes gratuitamente, utilizando espaços públicos, como praças, a fim de tornar o acesso ao cinema mais democrático. Desse modo, realidades como a de Alec poderão ser evitadas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Na obra “Utopia”, de Thomas More, é retratada uma […]

Segunda a constituição federal de 1988, norma de m[…]

Vivemos em uma sociedade que às pessoas têm o dire[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.