De início, é crucial pontuar como a negligência governamental possibilita o desenvolvimento da questão .Sob a perspectiva filosófica de Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por intermédio da justiça, o equilíbrio seja alcançado. No entanto, o Estado não garante a valorização do povo africano, fazendo com que permita o esquecimento da importância relacionadas as pessoas afro-brasileira. Assim, é evidente como a ausência de ações investidoras de reconhecimento da cultura africana é negligenciada no Brasil.
Além disso, o individualismo é outro fator agravante no que tange o problema. Conforme a filosófica Djamila Ribeiro, para que as situações de invisibilidade sejam solucionadas é preciso retirá-las. Nessa ótica, a desvalorização da cultura africana, acontece no âmbito escolar e social, uma vez que as pessoas possuem preconceito tanto nas escolas quanto ao abordar sobre a história afro-brasileira. Desse modo, essa problemática necessita ser exposta para a compreensão da nação verde-amarela.
Depreende-se, portanto, medidas interventivas para combater os desafios de valorização da herança africana no Brasil. Para tanto, cabe ao Estado – órgão responsável pelo bem-estar social – deve implementar leis capazes de punir atos preconceituosos sofridos pelos povos africanos, a fim de que sejam protegidos do patrimônio cultural afro-brasileiro. Ademais, a mídia engajada precisa viabilizar as adversidades enfrentada pela a identidade negra. Em suma, a sociedade brasileira, visibilizará o impasse e não será semelhada ao “sem-facção” retratada no filme “Divergente”.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A redação apresenta erros gramaticais como a concordância verbal ("é retratado uma cidade" deve ser "é retratada uma cidade") e nominal ("relacionadas as pessoas" deve ser "relacionadas às pessoas"). Há problemas de coesão, como a ausência de conectivos adequados em "a desvalorização da cultura africana, acontece", onde a vírgula é desnecessária. Na proposta de intervenção, falta detalhamento no meio e na finalidade das ações sugeridas. Melhorar o uso de conectivos e revisar as concordâncias ajudaria na clareza do texto.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.