Avatar do usuário
Por Bellstrads
Quantidade de postagens
#139744
No filme “Divergente” é retratado uma cidade dividida em facções, na qual cada cidadão tem sua função, assim, os quais não possuem são marginalizados pela coletividade. Fora da ficção, a sociedade brasileira assemelha-se a estes distintos, uma vez que os desafios para a valorização da herança africana é desprezado pelos indivíduos. Nesse sentido, é primordial ressaltar dois aspectos: negligência governamental e individualismo.
De início, é crucial pontuar como a negligência governamental possibilita o desenvolvimento da questão .Sob a perspectiva filosófica de Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por intermédio da justiça, o equilíbrio seja alcançado. No entanto, o Estado não garante a valorização do povo africano, fazendo com que permita o esquecimento da importância relacionadas as pessoas afro-brasileira. Assim, é evidente como a ausência de ações investidoras de reconhecimento da cultura africana é negligenciada no Brasil.
Além disso, o individualismo é outro fator agravante no que tange o problema. Conforme a filosófica Djamila Ribeiro, para que as situações de invisibilidade sejam solucionadas é preciso retirá-las. Nessa ótica, a desvalorização da cultura africana, acontece no âmbito escolar e social, uma vez que as pessoas possuem preconceito tanto nas escolas quanto ao abordar sobre a história afro-brasileira. Desse modo, essa problemática necessita ser exposta para a compreensão da nação verde-amarela.
Depreende-se, portanto, medidas interventivas para combater os desafios de valorização da herança africana no Brasil. Para tanto, cabe ao Estado – órgão responsável pelo bem-estar social – deve implementar leis capazes de punir atos preconceituosos sofridos pelos povos africanos, a fim de que sejam protegidos do patrimônio cultural afro-brasileiro. Ademais, a mídia engajada precisa viabilizar as adversidades enfrentada pela a identidade negra. Em suma, a sociedade brasileira, visibilizará o impasse e não será semelhada ao “sem-facção” retratada no filme “Divergente”.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
840
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
680
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta erros gramaticais como a concordância verbal ("é retratado uma cidade" deve ser "é retratada uma cidade") e nominal ("relacionadas as pessoas" deve ser "relacionadas às pessoas"). Há problemas de coesão, como a ausência de conectivos adequados em "a desvalorização da cultura africana, acontece", onde a vírgula é desnecessária. Na proposta de intervenção, falta detalhamento no meio e na finalidade das ações sugeridas. Melhorar o uso de conectivos e revisar as concordâncias ajudaria na clareza do texto.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

No contexto brasileiro, muito se debate sobre medi[…]

Segundo a Constituição Federal, o direito a segur[…]

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Desmatamento na Amazônia

As mudanças que ocorrem entre o século XVI e XX[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.