Em primeiro plano, é válido salientar o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o qual afirma em seu conceito de "zumbificação", que algumas instituições tendem a perder suas funções, passando a atuar como "zumbis". A partir disso, é notório que as escolas brasileiras encaixam-se na ideia de Bauman, uma vez que elas falham em incluir matérias relacionadas à história africana no currículo escolar, limitando-se ,apenas, ao período escravocrata. Consequentemente, os estudantes ficam omitidos em relação aos costumes, crenças e conhecimentos advindos da África, e assim terminam por não valorizar essa cultura de tamanha importância. Dessa forma, percebe-se que a apatia escolar deve ser solucionada para o bom desenvolvimento da nação.
Ademais, é evidente que o silenciamento midiático corrobora o revés. Nesse sentido, o empresário Steve Jobs afirma que a tecnologia é um meio capaz de mover o mundo. No entanto, a ausência de campanhas e informações acerca do legado africano nas redes sociais contraria o pensamento de Jobs, dado que essa escassez informativa confere ao problema um caráter marginalizado, ou seja, a população é ocultada e assim não busca nenhum conhecimento acerca da temática, impedindo sua visibilidade. Dessa maneira, é indispensável a mudança desse quadro.
Portanto, diante do exposto, é urgente a criação de meios para conter o entrave. Logo, é imprescindível que o Ministério da Educação- órgão competente responsável pelo bem-estar social- garanta a valorização da história africana, isso deve ser feito através da inserção de matérias e palestras referentes a esses povos no currículo escolar, com a finalidade de promover visibilidade às tradições e conhecimentos. Além disso, urge que o Ministério da Comunicação promova o engajamento midiático da população, por meio de publicações nas redes sociais, afim de disseminar conhecimento acerca da temática nos meios tecnológicos. Somente assim, o empecilho apresentado na obra "Ensaio sobre a cegueira" não será mais uma realidade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros como "afim de" devem ser corrigidos para "a fim de". Retire a vírgula antes de "apenas". A proposta é clara, mas falta detalhar mais o agente ou meio. Sugiro usar conectivos como "além disso" para melhorar a fluidez.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.