Em primeira análise, encontra-se a xenofobia como agravante da problemática. A frase sociológica "o homem é o lobo do homem" — de Thomas Hobbes — afirma que a sociedade cria seus próprios problemas, se prejudicando, e, nessa situação, não é diferente. O preconceito contra as culturas africanas, faz com que, muitas vezes, seus descendentes tenham que esconder suas práticas e crenças para terem um bom convívio, o que extingue a herança cultural dos mesmos.
Ademais, a negligência estatal contribui com a perduração do problema. A lei da inércia — primeira lei da tese de Newton — expõe que um corpo continuará em repouso, caso não haja interferência externa. O mesmo princípio pode ser aplicado nas temáticas sociais, considerando que sem a intervenção do governo, o problema continuará existindo. O racismo está enraizado na sociedade brasileira desde a escravidão; serão necessários grandes movimentos para que seja erradicado.
Urge, portanto, a necessidade de intervenção do Governo Federal. Por meio do Ministério da Cidadania e Direitos Humanos, em conjunto com o Ministério de Comunicações, é possível conscientizar a população de diversas formas, como, por exemplo: implementando oficinas educativas sobre culturas menosprezadas em escolas públicas e privadas por todo o país. Ao ensinar jovens de 10 a 18 anos a valorizar culturas, diferentes da sua ou não, reduz as chances que cenários como o exposto em "9-1-1" retornem a ocorrer no futuro.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros como "devido a sua cultura" devem ser corrigidos para "devido à sua cultura". A coesão pode ser melhorada com conectivos mais claros. A proposta de intervenção é bem detalhada e articula-se com o problema discutido.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.