De início, é relevante observar que a negligência do governo é uma das principais Barreiras para o empecilho. Nesse sentido, o Art. 5° da Constituição Federal assegura que todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza. Todavia, os atores públicos falham na efetividade de tal direito social, pois não promovem meios necessários para a garantia da valorização das culturas africanas no Brasil. Logo, a negligência estatal fica nítida com tal falta de atitude.
Outrossim, a carência na educação é outro obstáculo a ser observado. Sob tal ótica, de acordo com o filósofo Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Contudo, observando o currículo escolar, nota-se que a história dos povos africanos fica resumida apenas ao período de escravidão, e pouco se estuda sobre a cultura de matrizes africanas, ficando evidente a necessidade desse debate em sala de aula.
Urge, portanto, que medidas precisam ser tomadas para solucionar o impasse. Nessa lógica, cabe ao Governo Federal realizar ações informativas acerca dos direitos sociais, por meio de parceria com as Instituições Midiáticas, a fim de garantir na prática direitos que são assegurados por leis. Ademais, o ministério da educação deve ofertar eventos e palestras que tenham como centro a discussão e exposição da cultura africana e afro-brasileira, através de investimentos nas instituições de ensino, com o objetivo de promover o conhecimento acerca da diversidade cultural e garantir a valorização. Desse modo, a nação brasileira dará um passo para o progresso nacional.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, a redação apresenta erros como o uso de "Barreiras" com inicial maiúscula e a expressão "para o empecilho", que poderia ser simplificada para "como barreira". Sugere-se reescrever para evitar tais deslizes. Na Competência 5, embora os quatro elementos da proposta de intervenção estejam presentes, falta detalhamento. Por exemplo, especificar quais tipos de eventos e palestras seriam eficazes ou como as instituições midiáticas poderiam atuar mais diretamente nas ações informativas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.