Em primeiro plano, é preciso ressaltar o racismo enraizado na sociedade como um pivô para a perpetuação desse viés. Durante o período do Brasil-Colônia, a população africana era subjugada como inferior perante a população europeia. Tal fato histórico está relacionado com a sociedade atual brasileira já que, mesmo séculos após o fim desse período, uma grande parcela da população ainda despreza a cultura africana a exemplo da religião e dos costumes africanos, enquanto enaltece os costumes europeus. Dessa forma, cabe ao Estado buscar o desenvolvimento de projetos com a finalidade de solucionar tais acontecimentos de forma urgente.
Ademais a mídia também age como a enfatizador de está problemática. Segundo pesquisa divulgada no site Negrê, influenciadores digitais negros têm cerca de 6000% de engajamento a menos que influenciadores brancos. Nessa perspectiva, a pesquisa se relaciona a problemática visto que a cultura africana, quando divulgada nos meios digitais, acaba sendo invisibilizada, garantindo que menos indivíduos aprendam sobre essa cultura. Assim, fica evidente que a influência midiática corrobora para a perpetuação desse problema, cabendo ao Estado desenvolver métodos a fim de solucionar essa situação da população brasileira.
Em suma, a sociedade brasileira enfrenta diversos desafios para valorização da cultura africana. Logo cabe ao ministério da igualdade racial, por meio da arrecadação de verba dos impostos a criação do projeto social “África-iôiô”, que visa garantir e enfatizar os costumes africanos nos meios de comunicação e aprendizado do país. Ademais, cabe a mídia, junto das principais emissoras de televisão e outros veículos de informação, a criação de propagandas que vivem romper com os paradigmas a respeito da cultura africana no Brasil. Somente assim a realidade brasileira vai poder evoluir, rompendo com a indignação de Elis Regina em “Como Nossos Pais”.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Na Competência 1, há erros como "enfatizador de está problemática", que deve ser "enfatizador dessa problemática". Na Competência 3, a argumentação é válida, mas pode ser mais precisa ao relacionar os pontos discutidos. A coesão na Competência 4 pode melhorar com conectivos mais claros entre parágrafos. Na Competência 5, a proposta carece de detalhamento sobre como as ações serão implementadas e sua viabilidade prática.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.