Na Base Nacional Comum Curricular, documento que norteia as competências a serem desenvolvidas nas escolas, possui, ainda que de forma reduzida, conteúdos a serem trabalhados sobre a cultura africana. Nota-se uma lacuna na educação brasileira sobre tal assunto, impossibilitando que seja mostrado todo um processo histórico que possui: a arte, a música, os costumes e as suas próprias representações históricas como Carolina Maria de Jesus, Marielle Franco e tantos outros.
Além disso, segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos possuem o direito a cultura, no entanto, as manifestações culturais africanas estão sendo desvalorizadas. Esse direito está sendo ferido e com ele a luta e a história das pessoas que fizeram parte desse processo estão sendo apagadas.
Portanto, medidas devem ser tomadas a fim de evitar que esse cenário se perpetue. Cabe ao Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Educação, ampliar os conteúdos trabalhados nas instituições de ensino, por meio de exposições sobre toda a trajetória africana e seu legado. Tal ação visa o cumprimento do direito estabelecido na Constituição Federal e valorização da herança africana no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Na Competência 1, o texto apresenta erros como "mediante à isso" (correto: "mediante isso") e uso inadequado de pontuação. Sugere-se revisar a concordância verbal e nominal. Na Competência 3, faltou aprofundar alguns argumentos, como a relação entre os conteúdos escolares e a valorização cultural. Para melhorar a coesão na Competência 4, recomenda-se usar mais conectivos para ligar melhor as ideias entre parágrafos. A proposta de intervenção está bem estruturada com todos os elementos necessários detalhados.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.