Ademais, é necessário pontuar as lacunas educacionais como a principal causa da desvalorização da herança africana no país. Assim como afirmou o filósofo Cofúncio: "É preciso estudar o passado para entender o futuro", sob esse viés de modo análogo a educação se torna essencial para formentar a valorização da origem afro da nação verde-amarelo. Entretanto, nosso Brasil ainda sofre com esse óbice, uma vez que ainda existam desafios para a valorização da herança africana no corpo social.
Adiante, é de suma importância destacar o preconceito oriundo do histórico racista do Brasil uma das causas da desvalorização da herança africana em nossa nação. Sob esse prisma, o preconceito desvaloriza o legado afro deixado em nosso país a mais de 400 anos, embora a cultura africana esteja diretamente relacionada com nossa história. Outrossim o quadro nacional "A Negra", obra pintada por Tarsila do Amaral traz um vislumbre artístico da beleza cultural africana. Com isso, surge uma urgência de valorizar a herança dos povos afros.
Portanto, é fulcral o Tribunal de Contas direcionar recursos para que o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura realize projetos culturais e sociais em escolas, institutos e faculdades, os mesmos devem contar com a participação inclusiva da sociedade, afim de trazer a visibilidade para a cultura afro. Com isso em prática, o corpo social trará valorização para o legado africano.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais incluem "a valorização" (falta de crase), "Cofúncio" (o correto é Confúcio), "fomentar", "verde-amarelo" (deve ser verde-amarela) e "a mais de" (há mais de). Reescrevendo um trecho confuso: “Afim de trazer a visibilidade para a cultura afro” deve ser “a fim de”. A proposta carece do detalhamento dos elementos. Sugestão para melhoria na intervenção: especificar como os projetos serão implementados e quais resultados são esperados.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.