Avatar do usuário
Por DaraDiana
Quantidade de postagens
#139674
Na obra "A República", o filósofo grego Platão idealizou kallipolis, uma cidade livre de conflitos e problemas na qual a cidadania plena era um privilégio universal. Essa concepção de harmonia social tornou-se paradigma, orientando, ao longo dos séculos os esforços das nações em busca de uma sociedade mais equitativa e próspera. No entanto, mais de dois milênios após a formulação da utopia platônica, a falta de valorização da herança africana no Brasil, vem se tornando um obstáculo, para a efetivação de um tecido social mais equilibrado e justo. Nesse panorama, a negligência governamental e o preconceito social são fatores que contribuem para esse problema.

De início, é importante ressaltar o desamparo do Poder Publico como um fator agravante da falta de valorização da herança africana. A constituição de 1988, conhecida como " Constituição cidadã", consagrou os direitos sociais como princípios fundamentais para a sociedade brasileira, porém o Estado se mantém omisso para o cumprimento dessas leis. Por outro lado, um país que superou as cicatrizes da ditadura, é dever do Governo Federal promover o bem- estar social, como defendia o filósofo americano John Rawls, e é inadmissível relegar o a história e herança africana em segundo plano.

Por outro lado, ao longo da metade do século XIX, após a abolição da escravidão se instalou no Brasil a política do embranquecimento populacional, onde tudo referente a população africana foi deixada de lado e colocado como algo inferior, a partir do século XX com a imprensa e arte moderna o índio se tornou o herói brasileiro, já o mestiço e negro foram taxados de malandros, ajudando ainda mais a se instalar o preconceito estrutural .

Ademais, cabe ao Poder Público - detentor de recursos para transformação social - promover campanhas de conscientização social, como "Valorização da herança africana no Brasil "por meio de oficinas educativas e comerciais televisivos, a fim de mitigar o problema. Além disso, a mídia deve debater sobre a temática a fim de pressionar o Governo a sair da inércia desse problema. Assim o Brasil estará mais próximo de uma cidade mais justa e equitativa como idealizou Platão.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta erros gramaticais, como a falta de concordância em "o a história" e o uso inadequado de vírgulas, como em "a herança africana no Brasil, vem se tornando". Sugere-se reescrever para "a história e herança africanas" e remover a vírgula após "Brasil". Na Competência 4, faltam conectivos para melhor coesão entre ideias. Na proposta de intervenção, detalhar mais sobre as campanhas sugeridas poderia melhorar.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Com base no livro ''A cor Púrpura'' que é retratad[…]

Redação

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humano[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, asseg[…]

A Fome no Brasil

No que concerne à fome no Brasil é um problema não[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.