De início, é importante ressaltar o desamparo do Poder Publico como um fator agravante da falta de valorização da herança africana. A constituição de 1988, conhecida como " Constituição cidadã", consagrou os direitos sociais como princípios fundamentais para a sociedade brasileira, porém o Estado se mantém omisso para o cumprimento dessas leis. Por outro lado, um país que superou as cicatrizes da ditadura, é dever do Governo Federal promover o bem- estar social, como defendia o filósofo americano John Rawls, e é inadmissível relegar o a história e herança africana em segundo plano.
Por outro lado, ao longo da metade do século XIX, após a abolição da escravidão se instalou no Brasil a política do embranquecimento populacional, onde tudo referente a população africana foi deixada de lado e colocado como algo inferior, a partir do século XX com a imprensa e arte moderna o índio se tornou o herói brasileiro, já o mestiço e negro foram taxados de malandros, ajudando ainda mais a se instalar o preconceito estrutural .
Ademais, cabe ao Poder Público - detentor de recursos para transformação social - promover campanhas de conscientização social, como "Valorização da herança africana no Brasil "por meio de oficinas educativas e comerciais televisivos, a fim de mitigar o problema. Além disso, a mídia deve debater sobre a temática a fim de pressionar o Governo a sair da inércia desse problema. Assim o Brasil estará mais próximo de uma cidade mais justa e equitativa como idealizou Platão.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta erros gramaticais, como a falta de concordância em "o a história" e o uso inadequado de vírgulas, como em "a herança africana no Brasil, vem se tornando". Sugere-se reescrever para "a história e herança africanas" e remover a vírgula após "Brasil". Na Competência 4, faltam conectivos para melhor coesão entre ideias. Na proposta de intervenção, detalhar mais sobre as campanhas sugeridas poderia melhorar.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.