Sob esse viés, torna-se indispensável discutir a deficiência de conhecimento a respeito do tema. Para Platão, a parte que ignoramos é muito maior que o quanto sabemos. Atualmente, na realidade brasileira, existem muitos cidadãos brasileiros que não conhecem sobre a cultura africana ou conhecem a versão eurocêntrica da cultura, causando um aumento significativo da desvalorização da afro-cultura herdada. Logo, medidas devem ser tomadas para gerar melhorias na situação.
Ademais, a negligência governamental é outro fator influenciador do problema. A teoria das instituições fantasmas, de Zygmunt Bauman, critica a ineficácia das instituições na sociedade brasileira. Paralelamente a teoria do pensador, o sistema governamental brasileiro é repleto de instituições que não realizam seus devidos deveres, como solidificar a valorização de uma cultura, gerando a não valorização da cultura africana. Assim, urge que o problema seja combatido para superar o mesmo.
Portanto, é necessário uma intervenção. Para isso, o Estado deve criar uma agenda específica para melhorar a presente ineficácia, e, o Ministério da educação deve realizar palestras de valorização da cultura africana, visando combater a falta de conhecimento da população. Além disso, devem ser realizadas campanhas publicitárias, com apoio das mídias, que vizem a conscientização sobre o tema. Assim, podemos vislumbrar uma realidade no nosso país menos cruel e que valorize a herança da cultura africana.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta erros gramaticais como "nação verde-amarela" sem preposição adequada, e "vizem" ao invés de "visem". Sugestão de reescrita para correção seria "na nação verde-amarela". A estrutura argumentativa é boa, mas a repetição de ideias poderia ser evitada. Na competência cinco, a proposta carece de detalhamento sobre como as ações serão implementadas. Detalhar o papel do Ministério da Educação e das mídias enriqueceria a intervenção.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.