Avatar do usuário
Por Louiz
Quantidade de postagens
#139083
Conforme o filósofo chinês Confúcio, "Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.". Tal sentença expõe-se semelhante ao atual contexto brasileiro, dado que os desafios para a valorização da herança africana no Brasil são impasses constituídos por cicatrizes históricas. Logo, cabe a análise em torno dos alicerces desse problema, os estigmas sociais e a lacuna educacional.

Diante desse cenário, evidencia-se que os estereótipos e preconceitos no que tange à cultura afro-brasileira se elucida como principal barreira. Nesse sentido, a série de televisão "Todo mundo odeia o Chris", que retrata um garoto negro em uma escola de brancos, exemplifica os tabus e preceitos em torno da cultura afro. Na trama, Chris, um garoto americano, é tratado por seus colegas como africano, com diversos costumes do povo negro implicados sobre ele de uma forma pejorativa, evidenciando como a cultura africana é repudiada pelo povo branco. Assim, torna-se perceptível a necessidade de diálogo sobre a discriminação contra a comunidade preta.

Ademais, o descaso no sistema de ensino é um algoz na perpetuação da apatia social sobre a herança africana no país. Sob esse viés, o pensador alemão Immanuel Kant disserta que "O ser humano é aquilo que a educação faz dele.", mostrando a importância da efetivação de uma educação voltada para a promoção do conhecimento acerca da ascendência brasileira. A falta de matérias de enaltecimento da cultura afro na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mostra a culpa dos órgãos públicos na indiferença do povo sobre os patrimônios africanos no Brasil.

Portanto, nota-se que há empecilhos para a valorização da herança africana na nação. Cabe ao Ministério da Igualdade Racial — órgão responsável pela garantia da igualdade entre as raças — implementar medidas para resolução do entrave, como a criação de matérias obrigatórias nos cursos de licenciatura. Essas ações seriam efetuadas mediante Programas de Aceleração de Crescimento (PAC) — redirecionando verbas para a reformulação da grade curricular nos cursos superiores — de modo a alastrar a relevância do conhecimento acerca da cultura afro-brasileira e toda a influência que ela exerceu sobre a constituição da sociedade moderna.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Erro em "se elucida", melhor usar "se elucidam". Na proposta de intervenção, a ação poderia ser detalhada com exemplos práticos. Sugiro reescrever para maior clareza e precisão, como em "implementação de disciplinas específicas".

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

A Constituição Federal de 1988 garante o direito a[…]

enem 2024

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei incrível com[…]

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei bem interess[…]

Estigmas

Eiii! Tudo bem? Gostei muito da maneira como você […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.