Ademais é perceptível o mau desempenho acadêmico na trajetória escolar de alunos dependentes tecnologicamente. Análogo a isso, se torna claro o estado psicológico dos mesmos, uma vez que estes possuem as telas como forma de escape ou único entretenimento disponível.
Por outro lado, há profissionais da educação com baixo preparo para lidar com a distração constante dos alunos. Outrossim, há uma sociedade movida pelas distrações rápidas, e disparos de dopamina que os celulares oferecem, assim como é visto na animação "Sword Art Online", onde a dependência social em telas e aparelhos eletrônicos é visível, de modo que no universo fictìcio, a população se atém a tecnologia de tal forma, que a vida fora das telas se torna descartável.
Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação implementar campanhas governamentais com o objetivo de incentivar os alunos a desenvolver a não dependência no aparelho. Dessa forma cabe às instituições de ensino promover aulas preparatórias para educadores visando estratégias de retenção da atenção dos alunos, buscando enriquecer o ambiente de ensino.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Para melhorar a redação, comece corrigindo alguns erros gramaticais, como "se trata" que deveria ser "trata-se". Além disso, evite repetições e busque maior clareza nas ideias. Por exemplo, reescreva "a não dependência no aparelho" para "a autonomia em relação ao aparelho". A argumentação pode ser mais estruturada; considere dividir as ideias em parágrafos distintos e usar conectores como “por outro lado” ou “além disso” de forma mais consistente. Detalhe melhor a proposta de intervenção mencionando o agente (Ministério da Educação), ação (campanhas), meio (aulas preparatórias) e finalidade (reduzir a dependência).
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.