Avatar do usuário
Por ka5254
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#125927
A Constitução Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, visa garantir a integridade do povo e do ambiente em que estão inseridos. Porém, contrariando tal garantia, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão da falta de valorização do trabalho de cuidado no Brasil. Diante disso, têm-se um problema fomentado não apenas pela negligência estatal, mas também pela falta de debate sobre a problemática.
Em primeiro lugar, nota-se a ineficácia governamental como fator do descaso sobre o trabalho de cuidado exercido em grande parte pelas mulheres no Brasil. Conforme o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a democracia só atinge a plenitude de seu funcionamento quando atinge a totalidade de seu corpo social, isto é, quando os direitos são desfrutados por todos os cidadãos. Todavia, no que tange à questão da invisibilidade do trabalho de cuidado, sofrida especialmente pelas mulheres, a passividade do Estado distância essas mulheres dos direitos constitucionais, à medida que suas dedicações são cada vez mais ignorados pela sociedade. Dessa forma, enquanto a máquina pública continuar ignorando suas responsabilidade, o problema pendurará.
Ademais, a omissão midiática também pode ser apontado como um promotor do problema. Segundo Karl Marx, em sua teoria "Silenciamento dos Discursos", os veículos de comunicação realizam uma exclusão proposital de certos temas a fim de camuflar problemas sociais graves. Partindo desse pressuposto, percebe-se que as mídias atuais pouco divulgam notícias relacionadas às dificuldades que as brasileiras enfrentam sendo não remuneradas ou mal pagas pelos seus serviços de cuidado. Desse maneira, apenas uma pequena parcela da população reflete sobre esse empecilho e, assim, deixam de exigir ações governamentais.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução do impasse. Para isso, cabe ao governo federal, responsável por administrar o povo brasileiro e os interesses públicos, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social, criar um programa de auxílio financeiro, de um salário mínimo e meio, às mulheres que exercem o trabalho de cuidado e tem como renda famíliar per capita menos de 500 reais, a fim de erradicar a falta de valorização desse serviço e ajudar financeiramente essas mulheres. Assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros observarão os direitos garantidos na constituição como uma realidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Desafios para deficientes

Segundo a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, o […]

Na Academia de Atenas - reverenciada por muitos hi[…]

Em meados do século XX, o escritor austríaco Stefa[…]

É impossível negar que exista violência no mundo. […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.