Em primeiro plano, aponta-se a lacuna escolar como causadora da desvalorização da cultura africana. O Paulo Freire com a pedagogia da autonomia defende que o papel da escola é ajudar o aluno a formar pensamento crítico. Formando assim alunos que saibam se comportar em sociedade e não apenas conhecimentos técnicos. Entretanto, essa ideologia não reflete a realidade do Brasil. As escolas priorizam os conteúdos técnicos ao invés da formação de identidade do aluno. Tendo em vista isso, a cultura africana é apagada das aulas de História. Logo, muitas pessoas pretas acabam não tendo acesso a história de seus antepassados.
Em segundo plano, entende-se a omissão midiática como causa da desvalorização. A filósofa brasileira Djamile Ribeiro diz que, Para resolvermos um problema precisamos tirá-lo da invisibilidade. Isso demonstra que a atitude da mídia de se omitir é diretamente prejudicial ao reconhecimento da relevância da herança africana na nossa cultura.
Portanto, o não reconhecimento da influência da herança africana na nossa cultura reflete nos dependentes que são mantidos a margem da sociedade. Cabe ao Ministério da Cultura - órgão governamental responsável pela preservação da cultura nacional- propagar a vasta cultura africana por meio de, exposições e campanhas que divulgam tradições e elementos culturais africanos. Para que assim os afro-brasileiros consigam construir a própria identidade com base nos seus antepassados.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros incluem "silênciadas" (corrigir para "silenciadas") e "contemporâneadade" (corrigir para "contemporaneidade"). Melhorar a coesão com conectivos. Detalhar mais o meio na proposta de intervenção, como quais tipos de campanhas seriam feitas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.