De início, percebe-se que a ausência governamental fomenta a permanência do entrave na sociedade, dado que o Estado não tem atuado de maneira eficiente para reverter os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, seja informando ou promovendo políticas públicas eficazes na educação. Nessa ótica, ao destacar a ideologia do filósofo Platão, especificamente sobre o uso da razão para combater os problemas sociais, nota-se como essa conduta não é realizada pelos brasileiros, sobretudo quando o assunto é desafios para a valorização da herança africana. Isso porque, lamentavelmente, o indivíduo não questiona a realidade na qual está inserido.
Além disso, vale ressaltar a lacuna educacional como um fator que dificulta a atenuação do empecilho, visto que a escassez de conteúdos nas matérias educacionais tem gerado desinformações nas pessoas a respeito dos desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a sociedade incorpora as estruturas sociais, ou seja, os indivíduos incorporam pensamentos difundidos ao longo dos anos e reproduzem com naturalidade. Isso pode ser verificado com a persistência dos desafios, já que a população, adequada e acostuma com esse cenário, permite que a problemática supracitada continue em evidência, justamente por esse traço natural e banal diante dos fatos.
Urge, portanto, a adoção de medidas para impedir os desafios. Nesse sentido, o governo e o ministério da educação, órgãos responsáveis por garantir a condição e a existência de todos, devem promover políticas públicas eficazes na educação, por meio de investimentos estratégicos, informações e pelas exigências das leis, a fim de sanar os direitos sociais de todos no país. Paralelamente, as escolas públicas e privadas precisam fornecer conteúdos e ensino eficazes no que tange a herança dos povos africanos. Feito isso, ao presenciar um Estado eficiente e ativo, a ideologia de Locke, poderá, certamente, ser cumprida e notada no país.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, observei erros como "adequada e acostuma" que deveria ser "adequada e acostumada". Reescreva para manter a concordância verbal. Além disso, a frase "a ideologia de Locke, poderá" contém uma vírgula desnecessária após "Locke". Na Competência 4, faltou um conectivo entre as ideias no segundo parágrafo. Sugiro iniciar com “Ademais” para melhorar a coesão. Na Competência 5, detalhar o meio de intervenção enriqueceria mais a proposta.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.