Em primeira análise, é fulcral ressaltar o racismo estrutural histórico vivido por este grupo social, prejudicando na valorização da cultura por conta do preconceito e por não ser tão abordado nas mídias, livros, entre outros meios de comunicação. Em uma entrevista, uma professora negra relata que, em sua época de escola, nas aulas de escravidão, era uma vergonha para ela e que, atualmente, tem orgulho de poder proporcionar uma experiência diferente para os alunos, tendo agora livros que falam sobre sua cultura.
Ademais, o descasso governamental com a cultura desse grupo social é outro desafio. Segundo Thomas Hobbes, o Estado tem o dever de cumprir seu contrato social com os cidadãos, garantindo a valorização de sua cultura. Porém, essa obrigação não é cumprida no Brasil.
Despreende-se, portanto, que a valorização da herança africana no Brasil tem como seus maiores desafios o racismo estrutural e o descaso governamental. Por isso, cabe ao Ministério da Cultura, juntamente com mídias e editoras de livros, desenvolver programas e projetos para a valorização da herança africana no Brasil, assim conseguindo alcançar a Utopia de More.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Principais erros identificados incluem o uso incorreto de "despreende-se", que deveria ser "depreende-se". Além disso, "descasso" deve ser corrigido para "descaso". A coesão poderia ser melhorada com conectivos como “além disso” no início do terceiro parágrafo. Na proposta de intervenção, detalhar o meio ajudaria, por exemplo, especificando quais tipos de programas e projetos seriam implementados pelo Ministério da Cultura.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.