Diante desse cenário, vale pontuar que o sistema de ensino brasileiro fomenta esse empecilho. Nesse contexto, o livro "Autonomia da Pedagogia", do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, destaca a importância das escolas em fomentar não apenas o conhecimento técnico-científico, mas também habilidades socioemocionais, o que abrange, desse modo, a herança africana. Todavia, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras - por serem conteudistas, posto que priorizam o aluno a obter notas - não contribuem com discussões que abordem a valorização da herança africana e, por isso, não formam indivíduos como Freire idealiza. Logo, medidas devem ser tomadas para solucionar esse entrave.
Além disso, nota-se a omissão estatal existente nessa problemática. Nesse sentido, o pensador Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado promover o bem-estar social. No entanto, isso não é visto no Brasil, pois a falta de atuação das autoridades corrobora para os desafios na valorização dr costumes africanos, já que não são implementadas políticas públicas no que tange às tradições desse povo, por exemplo, palestras e pinturas, ocasionando, dessa maneira, a falta de conhecimento sobre a tradição africana. Como consequência disso, é notório a dificuldade no entendimento da herança africana.
Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para combater os desafios para a valorização da cultura africana. Assim, cabe ao Estado - gestor dos interesses públicos e responsável pela harmonia social - por meio do Ministério da Educação, desenvolva um plano nacional de incentivo à história afro-brasileira nas escolas, com objetivo de promover a cultura africana e mitigar os desafios dessa problemática. Nesse viés, seria possível solucionar os desafios mencionados na obra de Drummond.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta erros gramaticais como "valorização dr costumes africanos" (deve ser "dos") e ausência de concordância em "é notório a dificuldade". A coesão pode ser melhorada com conectivos mais claros, por exemplo, substituir "posto que" por "já que". Na proposta de intervenção, detalhar o agente ou meio poderia enriquecer a solução. Sugiro reescrever trechos confusos para maior clareza e melhorar a progressão lógica entre as ideias.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.