A dificuldade de introduzir a história africana nas escolas, pode influenciar na falta de interesse pela cultura afro-brasileira, fazendo com que muitas pessoas ainda tenham preconceitos racias e religiosos. Um exemplo disso é a intolerância contra religiões de matriz africana, onde muitas pessoas sentem medo e receio de conhecer mais sobre essas religiões, fazendo com que muitas dessas pessoas percam o interesse nessa cultura.
A educação parental também pode influenciar no preconceito contra a cultura africana, resultando muitas vezes na desigualdade racial, fazendo com que as crianças desprezem essa cultura e não sintam vontade de conhecer sobre ela. Outro fator que dificulta na valorização da cultura afro-brasileira é que, muitas vezes, pessoas negras com descendência africana negam suas origens, elas sentem vergonha da própria história muitas vezes, por causa do preconceito ou porque foram ensinadas que ser assim é "ruim".
A negligência governamental é um dos principais motivos dessa cultura ser desvalorizada, pois o governo muitas vezes não dá o mínimo de apoio e atenção para o povo afro-brasileiro e para a cultura africana, fazendo com que exista desigualdade de direitos e fazendo com que esse povo seja marginalizado. A falta de estrutura educacional também é uma dificuldade presente atualmente, pois na maioria das vezes só ensinam coisas negativas sobre o assunto, quando na verdade deveriam ensinar sobre diferentes tradições e costumes.
A realidade é que enquanto a sociedade não deixar de lado seus ideais preconceituosos, a cultura africana e seu povo nunca serão valorizados de verdade, fazendo com que essa herança não seja verdadeiramente apreciada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros identificados incluem vírgulas desnecessárias, como em "A dificuldade de introduzir a história africana nas escolas, pode influenciar..." e "Outro fator que dificulta na valorização da cultura afro-brasileira é que, muitas vezes...". A remoção dessas vírgulas melhora a fluidez. Falta clareza em alguns argumentos; por exemplo, reescrever "fazendo com que esse povo seja marginalizado" para detalhar o impacto específico ajudaria. Na proposta de intervenção, faltou detalhamento dos elementos apresentados.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.