Avatar do usuário
Por akasoyji
Quantidade de postagens
#160051
O art. 227 da Constituição Federal vigente no Brasil assegura ser dever do Estado, da família e da sociedade oferecer dignidade a todas as crianças e adolescentes. No entanto, quando a realidade dessas crianças e adolescentes é observada — com enfoque maior naqueles que estão às margens da sociedade —, é perceptível como suas bases, enquanto indivíduos, tornam-se escassas ou inexistentes.

A redução da maioridade penal afeta, quase que exclusivamente, adolescentes periféricos, uma vez que recorrer à criminalidade surge de fatores estruturais como fome e abandono, fruto da negação dos seus direitos. "Ensaio Sobre a Cegueira", obra do escritor português José Saramago, retrata uma sociedade marcada pela apatia e negligência coletiva, cenário atemporal similar ao cotidiano desses jovens, visto que se torna comum a progressiva exclusão social deles.

Além disso, a crônica "Eu Sei, Mas Não Devia", de Marina Colasanti, perpassa por absurdos diários aceitos pela conformidade, como o contínuo roubo dos direitos — regidos por lei — dos jovens das classes mais subalternas. Seja pelo sucateamento do ensino ou pela ausência de políticas públicas, inúmeras são as formas de reafirmar o lugar onde os "populares" devem permanecer socialmente. Ademais, a redução da maioridade penal no Brasil tem um viés punitivo — um "atalho" para castigar, ao invés de educar e reintegrá-los à sociedade.

Em suma, fica evidente a necessidade da execução de campanhas de conscientização. Por meio de redes sociais ou palestras em locais públicos, instituições não governamentais e de ensino devem promover o debate sobre as causas que pavimentam o caminho ao crime, a fim de garantir que esses jovens não estejam sujeitos às mazelas sociais e possam ser integrados como indivíduos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    Principais problemas: erros de redação e escolhas sintáticas (ex.: “assegura ser dever”; construções duplas como “quando a realidade dessas crianças e adolescentes é observada”). Sugestão: revisar para “assegura o dever do Estado...”, simplificar orações e manter coesão entre ideias. Melhorar a progressão argumentativa com conectivos explícitos (além de, porém, por causa de) e evitar citações soltas sem relação clara com o tema. Intervenção: detalhar agente, ação, meio e finalidade (ex.: escolas públicas promovendo debates semanais, com metas mensuráveis e prazo).

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Ao longo da história, a produção cultural e intele[…]

De acordo com dados publicados pelo IBGE em 2019, […]

O medo do real

Segundo Jean Paul Sartre, filósofo e escritor fran[…]

Cop 30

A Constituição Federal de 1988 - norma de maior hi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.