Deve-se pontuar, de início que a desinformação na sociedade é outra problemática em relação ao estigma dos Refugiados ambientais e vulnerabilidade social. Sob essa ótica, fundamenta-se a afirmação do filosofo Sartre, ”toda palavra tem consequências, todo silencio também”, em outras palavras, quando a mídia prioriza conteúdos sensacionalistas em detrimento das dificuldades para combater a instabilidade ambiental, percebe-se o aumento da problemática. Nessa conjuntura, percebesse que o silenciamento midiático influencia a população a neglinciar o problema, dificultando a sua resolução o desse modo, a mídia corrobora com a existência do tema.
De início, é imprescindível destacar o falho poder do papel do Estado quando ao endosso da escassez educacional nos presídios. Em vidas secas, uma obra literária do modernista Graciliano ramos Fabiano e sua família vivem em degradante marcada ela miséria, conseguintemente eles migram em buscas de uma qualidade de vida digna. Sob a ótica percebe-se, que sem leis que garante a dignidade e exerçam de cidadania, refugiados são marginalizados e excluídos. Nesse cenário o desinteresse publico em relação as medidas básicas necessárias para manter a dignidade ambiental e habitacional, geram circunstancias desumanas, gerando assim um abandono consciente dos refugiados.
Portanto, é fundamental que a comunidade internacional desenvolva políticas públicas e soluções conjuntas para lidar com o crescente número de refugiados ambientais. Medidas que promovam a adaptação climática e o auxílio às regiões afetadas podem contribuir para reduzir a necessidade de migração forçada e, ao mesmo tempo, proporcionar melhores condições de vida para os refugiados. O reconhecimento legal desse grupo e o investimento em ações humanitárias são passos essenciais para enfrentar a complexidade do problema, promovendo mais justiça e igualdade social em meio à crise climática.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta erros gramaticais, como "direto" em vez de "direito", e problemas de coesão, como o uso inadequado de pronomes e a falta de clareza em algumas passagens. Para melhorar a argumentação, reestruture as frases para maior fluidez: por exemplo, substitua “Deve-se pontuar, de início que” por “Inicialmente, é importante destacar que”. A proposta de intervenção carece de detalhes; inclua um agente específico (ex.: governo federal) e uma ação clara (ex.: criar programas educacionais) para fortalecer sua argumentação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.