Avatar do usuário
Por millenazxl
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#119566
Na obra, O Cortiço (1890) de Aluísio de Azevedo é apresentado Jerônimo, imigrante vindo de Portugal, que acaba tendo seus hábitos e costumes bastante modificado ao longo do tempo no cortiço. Ao sair da ficção e fazer uma análise do cenário atual e real, percebe-se que a vida dos refugiados e a situação do personagem português são similares, onde ambos sofrem radicalmente com a mudança repentina de ambiente. Com base nesse viés, é imprescindível avaliar a raiz de tal problema e o seu fruto.
Nesse contexto, é possível entender que uma das principais causas de migração internacional pode ser desencadeada por meio da procura de uma melhor condição de vida. Isso ocorre, porque, em seu lugar de origem há conflitos internos, guerras, perseguições políticas e religiosas, ações de grupos terroristas, onde colocam o cidadão na situação do refúgio. Em situação paralela, na obra "Retirantes", Portinari aborda o tema migração nordestina no qual retrata uma família de retirantes que estão se deslocando da sua terra em busca de um futuro próspero. No que concerne, percebe-se que, mesmo em ares diferentes a qualidade de vida não é garantida - em outras palavras, a não efetivação do direito do cidadão - favorecendo o aumento gradual da desigualdade.
Consequentemente, a maior concentração de refugiados no Brasil origina a preocupação da falta de geração de renda suficiente. Isso acontece, devido à limitação das empresas sensibilizadas ao reconhecimento da condição de emigrados como um documento de identificação válido. A efeito disso, o número de pessoas trabalhando informal é maior que o esperado, em casos extremos, existem casos de indivíduos coletando dinheiro na rua ou recorrendo ao sexo como mecanismo de sobrevivência, colocando em risco a saúde.
Portanto, é mister que o Governo tome providências para amenizar o quadro atual. Para o controle de refugiados em situação precária no Brasil, urge que o Alto Comissionado das Nações Unidas para Refugiados juntamente com o Centro de Direitos Humanos e da Cidadania do Imigrante crie Centro de Acolhidas em cidades com maior número de refugiados e divulgue tal ação por meio se cartazes em lugares estratégicos dos municípios e de mídias socialmente ativas do governo, com o intuito de disponibilizar vagas exclusivas para esse público e um maior conforto. Ademais, a Secrataria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania deverá fornecer apoio aos Centros de Apoios e articular fiscalização para o tratamento aos refugiados em relação a ocupantes brasileiros do mesmo local. A fim de que, um dia todos possam fazer parte de uma sociedade igualitária e justa, tornando um menor impacto na vida dos imigrantes, diferente da história de Jerenônimo.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#119619
Oiê @millenazxl, como vai? Espero que bem, seu texto está bem estruturado só necessita de uma aperfeiçoamento em alguns pontos que vou citar 😊

Lembrando que não sou profissional, então sinta-se a vontade para discordar de mim!

Introdução: Gostei da sua introdução, acho que o trecho "Ao sair da ficção e fazer uma análise do cenário atual e real" foi mal elaborado e o repertório poderia ter sido relacionado melhor com o tema. Tirando isso, está ótimo :)

D1: Primeiro você cita os motivos que leva as pessoas a saírem de seu país ou região, mas não falou sobre a falta de água que é o contexto por detrás do quadro de Portinari.

D2Poderia ter desdobrado um pouco mais :/

ConclusãoSugiro utilizar apenas uma proposta de intervenção pq além de poupar linhas, ajuda você na hora de atender os requisitos da C5.

Parabéns! 💗
0

No contexto atual do Brasil, muito se fala sobre c[…]

Desde a época da colonização e exploração das terr[…]

Intolerância religiosa

O artigo de número 5 da constituição garante a lib[…]

Dengue

A dengue vem aumentando casos gradualmente após ch[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.