Avatar do usuário
Por laurpoem
Quantidade de postagens
#123944
De maneira similar ao trecho "Eu vejo o futuro repetir o passado" presente na música "O tempo não para" do cantor Cazuza, acontecimentos recorrentes na antiguidade, ainda ecoam na atualidade. Quando o assunto é democracia, a antiga cidade grega de Atenas, recebe destaque por ter sido o berço dessa forma de governo onde a cidadania era a base estrutural do local. Contudo, esse direito não era algo garantido a todos, visto que boa parte da população - mulheres, escravos e estrangeiros - era excluída. O Brasil atual é análoga à civilização ateniense, considerando o fato de aproximadamente 3 milhões de brasileiros não possuírem registro civil, segundo o IBGE.
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo cidadão possui diretos básico como saúde e educação. Entretanto, quando se trata de pessoas sem acesso ao registro cívil, esses direitos são negligenciados. Uma vez que, os seres humanos só se tornam cidadãos ao possuir esse documento, o que gera um segregamento desses indivíduos. Além disso, a ausência de certidão impede a ascensão social e consequentemente contribui para que esses brasileiros não obtenham registro trabalhista, não acessem a universidade e não consigam uma renda salarial digna.
Ademais, é válido relembrar que esses acontecimentos já marcaram a história do país. Na Ditadura Militar de 1964, era comum presos políticos terem todos seus documentos confiscados, cujo o objetivo era invisibilidade aqueles cidadãos que perdiam até a capacidade de se comunicarem com o exterior. Tal apagamento, também é uma falha do sistema educacional brasileiro que marginaliza o aprendizado de temas cotidianos como a cidadania.
Dessa forma, é evidente que existe uma urgência para que essa problemática seja solucionada. Cabe então ao Ministério Público, que tem como função a defesa jurídica da democracia, viabilizar políticas públicas que incentivem por meio da conscientização, mutirões para a retirada de certidões de nascimento. Essas ações podem acontecer decorrente da união entre Estado e prefeituras que podem agir na contratação de profissionais capacitados para a ação. Tais ocorrências irão distanciar cada vez mais o Brasil da antiga cidade de Atenas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Na constituição federal de 1988, documento jurídic[…]

A série "O conto de aia" retrata um futu[…]

Queimadas

A sociedade contemporânea enfrenta desafios comple[…]

O artigo 5 da Constituição Federal diz, todos somo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.