Avatar do usuário
Por Renne
Quantidade de postagens
#131584
De acordo com a Constituição Federal (CF/88), artigo 225, informa que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Contudo, o usufruto do direito em questão pode acarretar em sérios danos ao meio ambiente e seu impacto ambiental poderá chegar às comunidades indígenas que sobrevivem do meio ambiente. Logo, deve-se discorrer sobre o avanço das áreas degradadas e os impactos às comunidades indígenas.
Inicialmente, vale destacar que o o agronegócio é uma das principais áreas responsáveis pela economia brasileira. A importação de carne e a produção de grãos movimentam a economia atual. Entretanto, para que sua produção seja realizada é necessário centenas de metros quadrados de áreas de terras e consequentemente resulta em um impacto ambiental.
Além disso, com o avanço do desmatamento, diversas comunidades indígenas são impactadas ambientalmente, seja por corpos hídricos contaminados ou animais que migram para regiões distantes, uma vez que muitas comunidades ainda sobrevivem da caça e da pesca.
Em síntese, é possível existir uma atividade financeira que utilize os recursos naturais sem que esta não prejudique comunidades indígenas em suas proximidades, visto que é necessário que haja um acompanhamento de órgãos ambientais e indígenas para mitigar possíveis danos às comunidades e o desenvolvimento financeiro do agronegócio.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, sem erros gramaticais notáveis (Competência 1). No entanto, há questões a serem melhoradas nas outras competências. Embora o autor compreenda a proposta de redação, poderia ter desenvolvido mais a relação entre o desenvolvimento agropecuário e as comunidades indígenas (Competência 2). A argumentação, embora clara, necessita de mais profundidade e variedade de argumentos, além de evidências mais robustas para sustentar o ponto de vista (Competência 3). A coesão e a coerência são mantidas, mas faltam elementos conectivos mais variados e complexos (Competência 4). A proposta de intervenção está presente, mas falta detalhamento de pelo menos um dos elementos (agente, ação, meio, finalidade) (Competência 5). Para melhorar, sugere-se que o autor aprofunde a discussão sobre a relação entre agropecuária e comunidades indígenas, inclua mais evidências e argumentos, utilize uma variedade maior de elementos conectivos e detalhe mais a proposta de intervenção.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.