A princípio, conforme o conceito " Banalidade do Mal" cunhado da filósofa Hannah Arendt, quando uma atitude hostil ocorre constantemente a sociedade passa a vê-la como banal. Desse modo isso evidência a irracionalidade da sociedade acerca das repercussões psicossociais da hiperexposicão às telas em crianças e adolescentes, configurando a trivialização da maldade, que para Arendt, acontece quando não há reflexão sob os males ao redor dos indivíduos. Por conseguinte , vemos atualmente como essa hiperexposicão está atrapalhando o desenvolvimento de se socializar entre as crianças e os adolescentes. Os jovens vê que só se é possível fazer amizades através das telas.
Além disso, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi feito para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecânimos de opressão. Sob essa ótica, nota-se que a mídia em vez de promover debates que elevem o nível de conhecimento sobre essas repercussões, uma vez que grande parte dos espectadores compõe camadas sociais privilegiadas e não sofrem com o problema supermanciado. Visto que as plataformas digitais marca que quase 100% dos menores de idade fazem o uso excessivo das redes , gera óbices como ansiedade, isolamento social e tende a ter dificuldades para fazer atividades escolar.
Portanto, cabe ao Instituto da Criança e do Adolescente - enquanto responsável por garantia o bem-estar juvenil - criar campanhas educacional quanto ao impacto que as telas tem causado entre os menores. Isso será feito por meio de propagandas em panfletos, televisão e redes sociais, como Instagram e Facebook. Tal medida tem como objetivo conscientizar a população que o uso da tela desde pequeno sem o monitoramento é prejudicial para as crianças e adolescentes, e mobilizá-la a agir a respeito da passividade coletiva e o silenciamento mediatico . Sendo assim o Brasil, poderia finalmente efetuar a denuncia feita por Arendt.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais problemas: gramática/ortografia e coesão (trechos com erros como “hiperexposicão”, “imprescindíveis a retificação”, “Desse modo isso evidência”, “Desse modo” seguido de vírgula inadequada). Sugestões: revisar concordância e pronomes, trocar “imprescindíveis” por “imprescindível” e “evidência” por “evidencia”; inserir vírgula após expressões introdutórias e corrigir grafias. Conectivos usados de forma adequada, mas padronizar uso de aspas e pontuação. Proposta de intervenção: especificar claramente agente, ação, meio e finalidade (ex.: Agência Nacional de Televisão? Instituto…) com metas mensuráveis e prazo. Ex.: Agente: Instituto X; Ação: campanhas educativas; Meio: panfletos, TV, redes; Finalidade: reduzir uso excessivo e promover inclusão offline até 2026.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.