Avatar do usuário
Por Ana2g5
Quantidade de postagens
#133939
No filme “Estrelas Além do Tempo”, Katherine Johnson, cientista da NASA, não é levada a sério, tampouco tem seu trabalho creditado por ser mulher em uma sociedade totalmente patriarcal. Em vista disso, na sociedade brasileira, também não é incomum que mulheres tenham sua representatividade na mídia nacional estereotipada pelo seu gênero. Nessa perspectiva, fica claro como a desigualdade de gênero e os antigos pensamentos favorecem tal problemática.
Nesse cenário, a construção da sociedade brasileira favoreceu a desigualdade de gênero, por exemplo, na mídia. Dessa forma, a famosa escritora nigeriana Chimamanda Ngozi diz que “O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos.” Diante disso, é evidente como a desigualdade coloca as mulheres em uma posição já determinada a ser inferior ao masculino, em vez de reconhecê-las como iguais nos meios televisivos. Nesse sentido, não é aceitável que a nação brasileira, que almeja se tornar desenvolvida, ainda apresente tal problemática.
Dentre os fatores que contribuem para o prejulgamento da mulher na mídia, estão os antigos pensamentos. Nesse sentido, o estereótipo feminino reforça essa ideia, já que, na maioria dos trabalhos comunicativos em que a mulher participa, ela é colocada em situações de visão totalmente patriarcal e preconceituosa. Diante disso, a obra “Casa Grande e Senzala” denuncia a tendência do brasileiro de seguir padrões e julgar a conduta alheia de forma preconceituosa. Sabe-se que, hoje em dia, muitos jornalistas, influenciadores digitais, etc. são mulheres; nessa questão, é lamentável que esses pensamentos ainda persistam na sociedade.
Portanto, faz-se necessária a intervenção do Ministério das Comunicações, escolas e ONGs para proporcionar a desvinculação do estereótipo feminino na mídia. Isso pode ser feito por meio de projetos e palestras destinados aos jovens, a fim de que tenham maior conscientização a respeito do assunto, além de projetos integradores que reforcem essa ideia, como já visto no Colégio Imaculada Conceição, em Dois Irmãos - RS - Brasil. O objetivo é promover essa quebra da imagem da mulher na sociedade, principalmente nos meios de comunicação.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Segundo o artigo 1° da Declaração Universal dos Di[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.