Avatar do usuário
Por giocastagna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118463
O filme “Tá Chovendo Hambúrguer”, franquiado pela Sony Pictures, retrata a produção de alimentos ultraprocessados de forma instantânea, por meio de uma máquina, que prejudica a saúde dos personagens. Fora da ficção, percebe-se que a realidade da sociedade brasileira também está inserida no contexto de irresponsabilidade nutricional, no qual o público infantil se alimenta de forma indevida em casa e nas instituições educacionais. Dessa forma, é perceptível que o desafio para garantir uma nutrição de qualidade às crianças brasileiras se deve à negligência governamental e à desigualdade social presente na República Federativa do Brasil.

Nessa conjuntura, nota-se a dificuldade em apresentar uma alimentação nutritiva aos juniores, destacando a irresponsabilidade estatal como principal fator, uma vez que nos artigos 6º e 227º da Constituição diz que é obrigação do governo proporcionar uma refeição adequada. Dever esse que falha, haja vista que a obesidade infantil aumenta no Brasil nesses últimos anos. Nessa perspectiva, o documentário “O Começo da Vida” mostra que a falta de comida não é a única razão pela qual uma criança pode estar desnutrida, já que o consumo de alimentos de baixa qualidade pode colaborar para isso. Desse modo, é responsabilidade das autoridades oferecer nas escolas públicas uma alimentação qualificada, visto que a insuficiência de nutrientes nos menores cresce devido a ausência de planejamento e má distribuição dos recursos. 

Além disso, a desigualdade social contribui para que milhares de crianças não tenham acesso a uma boa fonte nutritiva, fato que acontece há anos. Um exemplo disso é o aumento do índice de menores que estão em estado de insegurança alimentar no Brasil. Sob essa óptica, o escritor Baltasar Gracián afirma, “O que é excesso para uns é fome para outros, alguns desperdiçam alimentos finos porque não tem como digeri-los”. Logo, os indivíduos de menor idade que não têm condições de se alimentar procuram um meio de fazê-lo, buscando refeições nas instituições de ensino público que, ainda assim, não suprem a necessidade nutricional destes, uma vez que não tem a verba necessária para oferecer aos alunos uma comida nutritiva que seja o bastante para que os mesmos se sintam saciados.

Portanto, o Estado, ente político responsável pelo bem-estar social, deve, por meio de investimentos no setor alimentício, ajudar comunidades carentes e informar a importância nutricional, a fim de melhorar a qualidade das refeições para os menores. Outrossim, é dever do governo, além de superar desigualdades históricas, distribuir de forma equitativa o capital público destinado à alimentação, por meio da disponibilização de um valor a mais  da quantia oferecida às famílias de baixa renda, direcionadas a um vale alimentício que consiga suprir essa necessidade básica, garantindo uma alimentação nutritiva para o público infantil que não tem condições de se alimentar de forma adequada. Assim, pode-se evitar o consumo em massa de produtos ultraprocessados, que acontece no filme “Tá Chovendo Hambúrguer”, e  facilitar a oferta de  um meio de refeição saudável às crianças, independentemente da sua classe social.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A ciência e a tecnologia têm desempenhado um papel[…]

Legalização da Maconha

Legalização da maconha, Ordem ou Aceitação ? O […]

A série de televisão, da emissora Netflix, “Ginny […]

Desde a invenção, em 1862, o plástico se tornou mu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.