-Tendo isso em vista,o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),tem monetizado de perto alguns quilombos brasileiros, mostrando que grande parte deles noram em situação de classe médi ou baixa. Expondo abertamente que por mais dos anos passados a desigualdade entre eles ainda persiste. E uma das dificuldades que também se faz presente e o deslocamento entre as comunidades, tanto em busca de medicamentos e melhor atendimento quanto para a escolarização.
-Contudo,não podemos desconsiderar que a era dps quilombos no período da escravidão fez um papel importante e fundamental para o desenvolvimento de diversas comunidades atuais. Não só as quilombolas mas em comunidades maiores como favela. Sendo a maior concentração de quilombos na Bahia,podemos afirmar que teve um papel significativo no território bahiano trazendo mudanças impactando tanto a forma de viver quanto seus costes.
-Em fim,podemos afirmar que os quilombos tiveram um impacto significativo na construção do que somos hoje porém o governo deve instituir e aplicar leis que melhorem suas condições de vida,ajudando e buscando melhores formas para um melhor desenvolvimento em suas comunidades.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros principais: Gramática e norma padrão com diversos desvios (pontuação, crase, grafias, tempos) — “resistência e ancestralidade:o”; “tem monetizado de perto”; “noram”; “médi”; “dps”; “En fim”. Recomendações: revisar ortografia e concordância, evitar abreviações informais, usar: “Os quilombos são símbolos de resistência…”; ajustar pontuação. Coesão: excesso de travessões/ vírgulas mal colocadas; usar conectivos adequados (além de e, porém, contudo, portanto). Conteúdo: desenvolver tese clara, introdução, desenvolvimento e conclusão; incluir intervenção com agente, ação, meio e finalidade bem definidos. Sugestão de reescrita de trecho: “Os quilombos na Bahia representam resistência histórica e contemporânea;” e “O governo, por meio de políticas públicas eficazes, deve… .”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.