De antemão, é indispensável pontuar a irresponsabilidade, por parte dos governantes, frente essa falta de visibilidade da cultura afro. Uma evidência disso pode ser a falha no processo de aplicação do ensino culturalístico nas escolas para desconstruir a estigma criada contra os afro-brasileiros. Constata-se, por conseguinte, a persistência do preconceito direcionado a estas pessoas, ocasionando na resistência dessa invisibilidade. Através do discurso de Nelson Mandela —"A educação é a arma que pode mudar o mundo"— definimos que sem a efetivação desta será impossível solucionar esse entrave.
Além disso, é imprescindível enfatizar a ausência de pensamento crítico por parte da população ante essa escassez de reconhecimento. Como resultado, verifica-se a apatia coletiva na luta por aplicação das normas jurídica que tem o intuito de preservar a integridade e dignidade de todos os cidadãos, independente de sua etnia. Por consequência, evidenciam-se inúmeros episódios de discriminação racial contra afro-brasileiros devido o descaso governamental e social em preservar o bem-estar e os direitos civis destes. Essa inércia de atitudes pode ser explicada por intermédio do conceito de "rebelião das massas", elaborado pelo filósofo Jose Ortega y Gasset, pois, consoante esse pensador, por conta da perda do senso de criticidade, o corpo social tende a se transformar em "homens-massa", apenas reproduzindo comportamentos hegemônicos.
Convém, portanto, ressaltar que essa desvalorização da herança africana deve ser superada. Logo, é necessário que o Ministério da Educação garanta a realização de disciplinas culturais nas instituições acadêmicas, mediante possibilitar livros escritos por autores negros para ensino pedagógico dos menores, objetivando reduzir, gradativamente, esse preconceito. Ademais, é fundamental que se estimule no tecido social, por meio de debates públicos coordenados por imprensas midiáticas, sobre a importância de reivindicar do Ministério dos Direitos Humanos a efetivação das cláusulas judiciárias, com finalidade combater o racismo recorrente na sociedade e assegurar as garantias constitucionais dos afro-brasileiros. Dessa maneira, essa desvalorização cultural poderia se resumir ao passado.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros gramaticais como "devido sua cultura" e "ocasionando na resistência". Sugiro "devido à sua cultura" e "ocasionando a resistência". Falta de conectivos em alguns trechos. Proposta de intervenção bem detalhada, com agentes claros.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.