Em primeiro lugar, destaca-se que a falta de acesso exerce papel na manutenção desse problema, isso ocorre porque a ausência de políticas que garantam produtos higiênicos afeta diretamente a saúde e a dignidade das mulheres, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu a desigualdade tende a reproduzir desigualdades, quando não há transformação nas estruturas sociais. Nessa perspectiva, a ausência de elementos importantes, como políticas inclusivas agrava o agravamento do tema.
Além disso, é notavel que a ausencia de ensino contribui para a continuidade desse obstáculo, a inexistência de empatia agrava o cenário, afetando especialmente as mulheres em situação de pobreza, conforme os dados do IBGE observam que 1 em cada 4 mulheres em situação de vulnerabilidade não tem acesso a produtos menstruais, resultando dificuldade de saúde, que reforça a urgência da questão. Dessa forma, é nescessário que medidas concretas sejam tomadas para reverter esse quadro.
Portanto, é indispensável que o governo unam esforços para enfrentar a saúde menstrual e acesso a produtos higiênicos, isso pode ser feito por meio de campanhas de educação. Assim, com ações conscientes e coletivas, pode-se construir um futuro mais justo e inclusivo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: Gramática e norma padronizada com capitalização incorreta, acentuação e grafias incorretas (“saúde Menstrual”, “notavel/ausencia/nescessário”). Falta de coesão: ideias soltas, conectores pouco usados/ inadequados. Estrutura dissertativa presente, mas com desenvolvimento repetitivo e falhas de explicação (ex.: argumentos pouco conectados a dados). Propostas de intervenção pouco detalhadas. Sugestões: revisitar norma padrão, usar conectivos (além de “em primeiro lugar”, “além disso”, “portanto”) para ordenar as ideias; citar dados com referência clara; ampliar a intervenção: agente (Governo, redes públicas, escolas), ação (garantir kit menstrual, transporte, educação menstrual), meio (recursos orçamentários, programas), finalidade (reduzir desigualdades, promover saúde). Ex.: “O governo, por meio de políticas públicas, deve distribuir kits higiênicos mensais em escolas e unidades de saúde, com educação menstrual inclusiva, visando assegurar saúde, dignidade e equidade.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.