Antes de tudo é possível observar que a lógica produtivista da sociedade contemporânea é um fator contribuinte para o adoecimento emocional. A busca incessante pela perfeição inalcançável é o medo do fracasso muitas das vezes podem resultar em boa parte dos indivíduos negligenciando seu próprio bem-estar e autocuidado mental. Sob o olhar do filósofo Byung-Chul Han na obra literária “Sociedade do cansaço” o excesso de cobrança e o culto á produtividade transformaram o indivíduo em seu próprio explorador.
Diante disto vale acrescentar que as redes sociais também são agravantes do problema, pois nelas são expostas padrões de beleza, sucesso e felicidade os quais não se podem ser alcançado e com isto vem a comparação á perfeição inexistente. Não podemos também deixar passar as falhas nas políticas públicas da saúde. O CAPS que foi fundado para oferecer serviços gratuitos sofre com a falta de recursos oque dificulta o acesso da população vulnerável á este órgão.
Em vista disto essencial que o governo federal entre com providências como campanhas de conscientização sobre saúde mental, projetos feitos em escolas sobre o assunto e juntamente disponibilizar verbas para instituições voltadas a ajuda mental, todos esses projetos com o objetivo de reduzir o julgamento social e incentivar a busca por suporte psicológico qualificado.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros relevantes: 1) norma padrão: uso de ´á/ oque/ faltar vírgulas, como em “a falta de políticas públicas eficazes” e “oque dificulta”; correção: “o que dificulta” e “aplicando as regras de acentuação e crase”; 2) coerência/coesão: frases longas sem pontuaçãoçăo adequada (“muitas das vezes podem resultar…”) e links pouco claros; sugestão: dividir em frases curtas e usar conectivos: “além disso”, “porém”. 3) concordância/gramática: “não podem ser alcançado” → “não podem ser alcançados”; 4) detalhamento da intervenção: ampliar atuação, prazos, metas mensuráveis e indicação de responsáveis. Exemplo de reescrita: “O governo federal deve criar campanhas de conscientização, apoiar escolas com programas de educação em saúde mental e destinar verbas específicas, com metas e prazos definidos.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.